Mais um problema no ar-condicionado

Tenho notado um "barulho" novo de um mês para cá.
Sempre quando uso o ar-condicionado por um longo período (mais de 1 hora) e desligo o carro, ouço um barulho de líquido (muito provavelmente água) pingando em uma superfície muito quente.
O barulho vem do motor e pára depois de alguns minutos.
Como eu não uso o ar-condicionado com frequência esse "problema" aconteceu poucas vezes.
O fato é que esse não é o comportamento esperado, e por isso deve ser investigado.

Talvez até tenha algo a ver com os pingos de água que tenho sentido nos meus pés, que foi relatado aqui no blog.

Como falta menos de um mês para a revisão dos 10.000 Km vou esperar para resolver tudo de uma vez só.
Falando nisso até a próxima semana eu devo fazer uma lista do que vou reclamar na Renault.







27 comentários:

  Marcos Salazar

18 de maio de 2008 às 20:53

Tresso,
Nestes meus 3500 km rodados não desliguei o ar condicionado ainda. Aqui na minha cidade, Serra (ES), é muito quente, e quando esta chovendo, uso para não embaçar, portanto, são 3500 quilometros e alguns mêses que não desligo o ar condicionado, e sem problema algum.
Acho que você foi "premiado", e deve estar com alguma mangueira fora do lugar para estar pingando.

  Sistema do Guilherme ver Qualidade Integrada

19 de maio de 2008 às 03:15

Ola cara tive esse mesmo problema, eu levei na Renault, e me disseram que a dreno que estava fora de lugar, depois disso parou. da uma passada lá e pede para verificarem OK

Um abraço

  Tresso

20 de maio de 2008 às 11:18

oi Marcos,

Esse premio eu não queria! :)
Ainda bem que a coisa parece simples de ser resolvida.

Marquei a revisão para o dia 27/05.


Valeu pela dica Guilherme.


-Tresso

  Anônimo

26 de maio de 2008 às 15:09

Meu logan tem 5 meses de uso e 8.500 km, desde o primeiro dia percebi a gota d'agua do ar-condicionado caindo sobre uma superfície quente. As palhetas do limpador não limpa mais desde o terceiro mês. Guando faço uma manobra com o giro todo enrrolado percebo uma insegurança que não consigo descrever, parece que a roda vai arrancar, sem falar em vários barulhos estranhos na suspensão e tambem quando estou em ambiente silencioso o motor parece bater válvula, sei lá, tem um som de motor AGRALE. Mesmo assim adooooooooro o carro, sou consciente que pelo preço não posso exigir muito.
Se alguem concorda com todo isso por favor deixar um depoimento.

  Sistema do Guilherme ver Qualidade Integrada

26 de maio de 2008 às 15:34

Alyxandre Boa tarde!!!

O problema do de gotas de água caindo, faz como disse no recado anterior. Agora sobre as palhetas eu tive esse mesmo problema deve ser de má qualidade, eu estou esperando chegar a revisão para verificar uma nova, quem sabe seja melhor. Sobre o volante todo virado, não sei se tem costume de dirigir carro com direção hidráulica, mais não se pode girar todo o volante tem que deixar uma folga do final, pois se não danifica a caixa de direção.

Um grande abraço e façamos desse blog uma grande família

Guilherme Farias

  Anônimo

26 de maio de 2008 às 17:00

Ouvi tambem alguem falar de um barulho no tanque de combustível, eu tambem já ouvi várias vezes, como se tivesse alguma coisa solta.

  Sistema do Guilherme ver Qualidade Integrada

26 de maio de 2008 às 17:19

É isso mesmo tem mesmo um barulho no tanque, perguntei na concessionária, e o técnico me informou que os carros têm hoje umas paredes dentro do tanque de combustível para evitar a formação de ondas, com isso não à barulho no tanque, mais infelizmente pelo mesmo motivos que disse anteriormente pelo baixo custo o LOGAN não tem essas paredes para evitar os barulhos, como as do caminhão Pipa.

Valeu...

  Unknown

27 de maio de 2008 às 17:48

Olá, também tô tendo esse barulho do ar condicionado. O meu tá com 5.900 km e quase 3 meses de uso. Percebo também um barulho no banco do carona e um ruído que acho que é pastilha de freio. 1.6 16V privilege - Brasília/DF. No mais, tudo muito bom.

  maciel sanchez

28 de maio de 2008 às 20:42

Tenho uma curiosidade sobre o marcador de combustivel do logan.Quando o nivel chega na reserva ele acende alguma luz? O desenho da bomba de combustivel pisca? a reserva é quando chega no desenho ou é´no ultimo traço?

  Anônimo

29 de maio de 2008 às 21:33

Pessoal, troquei meu palio por um Logan e garanto que essa história que carro não faz barulho é balela, no palio a tampa trazeira sempre fez barulho desde zero e o banco do carona também e olha que eu reclamei, depois dos 30 mil Km começou um pequeno vazamento na tampa de valvulas e a bateria foi pro espaço, populaar é isso mesmo.

  mario

19 de agosto de 2009 às 18:54

Comprei um Logan ontem e hoje percebi um barulho no motor com ar condicionado ligado e desligado e somente com o carro em movimento. Estive na concessionária e os mecânicos não têm a menor idéia de onde seja. Andei em outros dois Logan novos da loja e escutei o mesmo barulho de "colher dentro de uma panela". Consultei outras duas pessoas que têm o mesmo carro e elas confirmaram o barulho. Alguém sabe o que é isso?
Mário (Fortaleza-Ce)

  Anônimo

9 de janeiro de 2011 às 11:39

Estou com o mesmo sintoma. Acredito que isso não se transforme em problema, entretanto é importante deixar isso registrado na OS de revisão na autorizada Renault aonde deixarmos o carro para uma das revisões programadas. Abraço, Renan, Fortaleza (CE).

  janio

14 de fevereiro de 2011 às 17:37

Pessoal,

Meu logar tem 2 anos, o ar condicionado nao gela nada, principalmente em dias mais quentes, e nao adianta retornar na concessionaria, na ultima vez que fui, disseram que trocaram uma "valvula" e não obtive solução, ja desisti de recamar...

  Anônimo

27 de fevereiro de 2011 às 14:29

Amigos, sou mecânico Renault, isso é comum no Logan e no Sandero! A saida da umidade da caixa de ar é muito proxima to tubo do escape e deveria pindar no xao passando a milimetros to escapamento porem alguns acaba pingando no tubo. raro mas ja vi acontecer. é so reposicionar esse dreno e resolvido!

  Anônimo

17 de junho de 2011 às 19:39

AR CONDICIONADO FOI FEITO PARA SER USADO, SE NÃO USAR DEPOIS DA UM MONTE DE PROBLEMAS, SE TEM AR CON. USE E ABUSE, SE NÃO GOSTA ENTÃO PODE SABER QUE VAI TER PROBLEMAS FUTUROS, COMO EX: VASAMENTO DE GÁS PREMATURO , RESECAMENTO DE SELOS DE VALVULAS DO COMPRESSOR E TRAVAMENTO DO MESMO, PRESSOSTATO TAMBEM E SEM FALAR NAS MANGUEIRAS ENTÃO USE E ABUSE , SEM FALAR QUE AR CONDICIONADO QUE É SINOMIMO DE CONFORTO E SEGURANÇA. ABRAÇOS A TODOS. brunovix1

  Gustavo

15 de setembro de 2011 às 15:56

Comprei na semana passada um Logan Expression 1.0 16v 2011/2012. O carro é simplesmente fantástico, não tenho absolutamente nada a reclamar. É 1.0 mas anda como um 1.4, por conta dos seus 77cv. Estou muito satisfeito, pois no quisito custo-benefício, o Logan dá de 10 a 0 nos concorrentes.

  Anônimo

11 de março de 2012 às 22:29

Tenho um Logan Authentique 1.0, o ar condicionado não gela nada, também tem esse barulho de água pingando no quente. Pelo valor do carro o custo-beneficio é bom, já imaginava antes de comprar, mas como estava acostumado com um polo 1.6, está dificil acostumar com o motor 1.0, mas valeu a pena para mim.

  Alexandre Rio de Janeiro

21 de agosto de 2012 às 12:03

Tenho um Sandero Stepway Rip curl, ele está com esse problema da água do ar pingando no escapamento, já agendei p/ eles resolverem essa pane, outro problema que vou pedir p/ olhar é o cheiro de gasolina por onde abastece, deve ser algum problema de vedação. o cheiro só fica na parte esterna do carro. depois posto se resolveram o problema e qual a desculpa deles pela falha.

  Anônimo

7 de março de 2013 às 13:58

GENTE ESSE CARRO É UMA BOMBA TENHO UM LOGAN 2008 QUE NÃO PARA OS PROBLEMAS, PRIMEIRO FOI O MARCADOR DE COMBUSTIVEL DEPOIS O AR CONDICIONADO Q VAZA DENTRO DO CARRO DEPOIS O SENSOR DE PARTIDA A FRIO QUE NAO FUNCIONA E POR ULTIMO PRA FECHAR COM CHAVE DE OURO O MIOLO DA CHAVE, QUASE COLOQUEI FOGO NESSE CARRO DE TANTAQ RAIVA. RENAULT NUNNNNNCA MAIS É PIOR QUE CARROÇA...
FICA A DICA

  Isabel Yorio

12 de novembro de 2015 às 14:36

Eu tenho um Logan 2008 1.6. AMOOOOOOOO....NUNCA DEU PROBLEMA ALGUM. Hoje em 2015 eh que começei a gastar dinheiro nele....o Ar condicionado sempre foi showww mas deu problema...e consertei e ficou como novo e eles ainda colocaram filtro que neste modelo de 2008 nao tinha....quando for trocar de carro quero outro Logan

  Isabel Yorio

12 de novembro de 2015 às 14:37

Eu tenho um Logan 2008 1.6. AMOOOOOOOO....NUNCA DEU PROBLEMA ALGUM. Hoje em 2015 eh que começei a gastar dinheiro nele....o Ar condicionado sempre foi showww mas deu problema...e consertei e ficou como novo e eles ainda colocaram filtro que neste modelo de 2008 nao tinha....quando for trocar de carro quero outro Logan

  Unknown

29 de fevereiro de 2016 às 07:23

Preciso de informação. Gente apareceu acima da kilometragem o desenho do que parece ser uma lupa 3 pontos e um carro. Se olhar bem da pra ver nessa foto ai, só que o meu acendeu no painel. O que isso significa.

  Unknown

29 de fevereiro de 2016 às 07:24

Preciso de informação. Gente apareceu acima da kilometragem o desenho do que parece ser uma lupa 3 pontos e um carro. Se olhar bem da pra ver nessa foto ai, só que o meu acendeu no painel. O que isso significa.

  Unknown

19 de outubro de 2016 às 07:16

Bom dia a Todos.
Trabalhei como mecanico na renautl durante alguns anos.
Tenho a minha propria oficina.
moro em manaus
mais se desejar tirar as duvidas estou aqui para ajudar no que for preciso.
esse é o meu e-mail: moisesjofilho@gmail.com

  travesso

7 de janeiro de 2017 às 20:07

Tenho um Logan 2010 . Esta saindo ar quente do lado do motorista. E ar frio do lado do passageiro... Oque pode ser?

  Anônimo

30 de janeiro de 2020 às 18:35

Não tem dreno, tem apenas um furo acima do primeiro bojo da descarga. É só tirar uma proteção de alumínio com furo. A água cai em cima da descarga.

  Anônimo

17 de outubro de 2022 às 08:57

Olá pessoal,tenho um Logan 2011 e, o ar arma o compressor mas não gela nada... alguém tem alguma dica? Já passou por esse problema?