Marcador de combustível

O álcool teve um aumento considerável em Recife então decidi voltar a abastecer com gasolina em João Pessoa (R$ 2,29 por litro).

Parei no posto e pedi para o frentista completar o tanque (até a bomba disparar). Pegou, aproximadamente, 35 litros (de gasolina).
Paguei, fiz as anotações, zerei o marcador e fui embora.
Alguns minutos depois notei que faltava 2 traços para encher o tanque. Pensei em voltar ao posto para completar de verdade, mas já estava longe.
Logo na sequência viajei de volta pra Recife e, para a minha completa surpresa, o primeiro traço (na verdade o terceiro de cima pra baixo) só apagou depois de 100 Km rodados.
Supondo que cada traço tem 5 litros isso daria mais de 20 Km/litro.

No abastecimento do dia 08/06 notei a mesma coisa ao sair do posto, mas após andar alguns metros os 2 traços que estavam apagados acenderam.
O consumo ficou em 12,58 Km/l, que é um pouco abaixo da média que eu conseguia antes (com gasolina).
Espero alguma melhora no próximo abastecimento, já que o álcool existente no tanque tende a ser diluído/consumido.

Isso tudo só me leva a crer que há um bug no marcador de combustível, que talvez tenha sido potencializado pela troca do álcool pela gasolina.
Vou monitorar por mais algum tempo para ver se continua acontecendo.



Aproveitando esse assunto..
Vocês já tiveram problemas com bombas de combustível que não encaixam bem no tanque ?
Fui abastecer um dia desses e o frentista pediu para que eu posicionasse o carro em outra bomba pois aquele que eu estava não entrava bem no tanque do Logan.







35 comentários:

  Marcos Salazar

17 de junho de 2008 às 13:31

Tresso,

Acredito que esta conta de cada traço do marcador corresponder a 5 litros não ser muito fiel. assim como os marcadores analógicos, que acho muito melhores como interface que este digital ou de barras, eles também têm diferenças significativas, sejam elas devido ao formato do tanque, quanto pelo próprio mecanismo da boia em relação à linearidade de indicação.
O negócio é encher na mesma bomba até o desarme e no próximo abastecimento, fazer a conta.

  Anônimo

19 de junho de 2008 às 19:24

Não faço mais essa de abastecer até a primeira parada da bomba pois depois disso da pra colocar mais uns 10 ou 12 litros tranquilamente, só tem que pedir pro frentista continuar abastecendo

  Tresso

26 de junho de 2008 às 10:41

Marcos,

Acho que você tem razão, mais uma vez! :)


Renato,

Isso é o que recomenda o manual, por isso fazemos assim.


-Tresso

  Anônimo

2 de agosto de 2008 às 18:36

Pessoal, sou um feliz proprietário de um Logan Expression 1.6. Está com 400km. Eu vim de um Corsa Classic e notei um pequeno detalhe com relação ao câmbio: vocês já tentaram ficar com a mão segurando o câmbio com o carro em ponto morto e parado? Me deu a impressão de uma trepidação razoável por conta do motor ligado. É só impressão? Parabéns por este blog.

  Anônimo

10 de outubro de 2008 às 21:48

Ja coloquei 60 litros no Logan, mas que canseira que dá demora muito porque a bomba sempre desarma, e estive olhando no manual e ele diz que a capacidade e de 50 litros. vai intender...

  Geziel Carvalho

2 de janeiro de 2009 às 15:37

Sobre a capacidade máxima, fiquei surpreso com meus últimos 3 abastecimentos. Pedi ao frentista pra enchee máximo. Consegui 53, 57 e 63 litros respectivamente. Porém, conversando com o pessoal da autorizada, disseram-me que corro o risco de ter um transbordamento para o filtro de carvão ativado, danificando o dispositivo, que evita que o carro fique com cheiro de combustível.
Vou voltar a colocar 50 litros só.

  Divino Ignacio

30 de janeiro de 2009 às 15:40

Esse problema do marcador acontece com meu carro também. Ocorreu numa viagem de andar 300 km sem o marcador se mexer. Levei até a concessionária e eles trocaram o tanque e o sistema de medicao do combustivel, mas o problema do marcador com tanque cheio persiste.

  Suzana Cavalca

20 de agosto de 2009 às 21:33

meu logan 1.6 8v está com 9990 km, e já me aconteceu como o caso em tela. fui abastecer , completei o tanque e o marcador não se mexeu!!!
voltei ao posto bravo com o frentista achando que eles estavam me dando um golpe,mas ele mostrou que a bomba funcionava e isso era num sábado a noite! tive que esperar até segunda para confirmar na Renault da minha cidade eles zeraram o painel e depois não ocorreu mais. Mas foi muito chato nahora. abç a todos

  rizzon

2 de janeiro de 2010 às 13:48

fui abastecer meu logan o frentista perguntou a capacidade do tanque porque teve problema com um logan que pegou 63 litros, mandei encher o meu para minha surpresa pegou 64 litros, quando acente a bombinha da reserva sempre pega 47a51 litros, poisto acho que esse tanque pega uns 65 litros

  Unknown

15 de novembro de 2010 às 20:55

Pessoal,
Não caiam nessa de ficar enchendo o tanque ao máximo. Recentemente tive problemas com meu Logan. A princípio, acreditava que o problema era apenas com o sensor do marcador de combustível, pois eu andava mais de 500km e no painel continuava marcando tanque cheio. E os problemas ao abastecer também eram um incômodo, pois a bomba de abastecimento vivia trancando. Na revisão dos 30.000km já deixei claro esses problemas e agendei a troca do sensor. Para minha surpresa, o sensor estava funcionando e os problemas que eu tinha ao abastecer era porquê o tanque estava realmente cheio! Tão cheio que rodei 1100km apenas com o combustível que estava lá, ou seja, em torno de 70L ou mais. Portanto, recomendo que ao disparo da bomba vocês não peçam ao frentista para continuar abastecendo.
O que me passaram na concessionária é que o tanque é feito por um material plástico, e que dilata conforme o combustível vai entrando além do limite máximo.

Um abraço a todos.

  Fernando

4 de janeiro de 2011 às 21:34

tive o mesmo problema com o marcador de combustivel, quando levei a um amigo de confiança, gerente da oficiona da Fiat, diagnosticou problemas com a bóia. Após a troca, voltou a funcionar muito bem.
Fernando

  Anônimo

17 de janeiro de 2011 às 16:23

Valeu achar esse blog!Estou muitíssimo satisfeito com meu Logan 1.0 Exp. Só que hoje, fui abastecer pela primeira vez Alcool, p/ viajar amanhã cedo. Tinha mais ou menos uns 7 litros no tanque, e quando deu o primeiro pique, eu disse p/ o frentista; encha até o segundo, e nada de acontecer e quando vi estava em 57,15 lts. Juro que achei que estava sendo lesado pelo posto. Isso quase deu confusão, pois tava eu confiando no que li no manual; 50 litros. Ao ler os outros comentários a respeito do mesmo assunto, me tranquilizei.

Att, Peter

  Anônimo

11 de março de 2011 às 18:27

Também já passei por essa situação com o contador de gasolina, o que resultou no estrago.
começou dessa forma não acendendo alguns contadores mesmo com o tanque cheio, em seguida os contadores não apareciam e a luz de reserva não se acendia o que significava que havia combustivel, e então o contador parou de vez, mesmo com o tanque cheio ele ficava com a luz de reserva acesa.
Tive de trocar o contador com menos de um ano de uso, o que pra minha surpresa segunda o mecânico é uma falha comum no modelo. Ficou em R$90,00 a peça + a mão de obra do mecânico.

  Anônimo

4 de maio de 2011 às 12:07

Estes comentários me deixaram mais tranqüilo, ontem abasteci 52,44 litros e meu marcador ainda estava com 1 traço aceso... Como pensei que estava sendo roubado, entrei com uma denúncia na ANP contra o posto. Pois, existe a possibilidade da bomba marcar 1 litro mais estar colocando menos que isso no tanque...

  Natanael

15 de novembro de 2011 às 10:23

Acabou de acontecer comigo, fui abastecer o carro (Logan) com o marcador medindo 3 traços, e pra minha surpresa pegou 52 litros de gasolina..., consultei no manual e lá esta escrito "aproximadamente 50 litro", voltei no posto e o frentista medindo 1 litro do bico da bomba de abastecimento quase me convenceu, daí vim neste sitio e vendo os relatos estou convencido, mas lesado pelo fabricante que não corrige e não informa em seu manual tais fatos.

  Anônimo

23 de dezembro de 2011 às 14:16

Como é que, com a tecnologia atual,
esses franceses podem colocar "aproximadamente...." para a capacidade do tanque.
É muita falta de respeito com o consumidor.

  alfa

2 de fevereiro de 2012 às 21:02

tenho um renault logan 2008 e tive muita dor de cabeça com o marcador de combustivel e a bomba tambem.
desde de zero km ele ja não marcava com precisão a concessonaria não trocou a bóia,troquei fora da concessoária o mecanico tentou muito a regular a bóia mas não teve jeito mesmo comprei novo e tempo depois foi a bomba que pifou.
eu também enchia o tanque até o talo mas acho que é defeito de fábrica mesmo.

  Diogenes-SP

30 de maio de 2012 às 10:03

Logan ai que dor...!

Amigos tenho um logan 08 e desde que comprei o marcador é ruim, depois de tres meses da compra parou de vez. Cansei e desde entao ficava controlando pela km, pois esses dias troquei o sensor(boia) e o marcador continua na mesma. Pergunto aos amigos que faço compro um isqueiro e meto fogo???

Abraço a todos parabens pelo Blog

  Unknown

5 de maio de 2014 às 12:04

bom dia galera
trabalho com logan a 4 anos e peguei as manhas todinhas dele.
realmente o tanque de combustível tem capacidade para 70 litros,por tanto quando a pessoa viaja ou anda na cidade o primeiro traço vai baixar com mais de 300 km rodado que é repectivo aos litros a mais que entraram no tanque,como o carro e programado para receber 50 litros,ele vai ter uma diferença no painel mas quando atingir a marca e volta ao normal
já rodei com um logan 2010 por mais de 2 anos e toda vida enchi o tanque até o talo,os frentistas até não gostavam de abastecer comigo.
eu sei até quantos litros aproximado entra depois que a bomba do posto dispara(aproximadamente 17 litros)
pessoal com essa quantidade de combustível vc tem uma autonomia danada,por tanto cabe a cada um encher até o tato ou não.
hoje rodo com um logan 2013 e continuo fazendo da mesma forma.

  Unknown

17 de julho de 2015 às 01:57

Este comentário foi removido pelo autor.
  Unknown

17 de julho de 2015 às 02:02

Pessoal tive esse mesmo problema so que meu marcador de combustivel nao marcava nada como se nao tivesse conbustovel algum.o pior é q sei qual foi o problema foi eu ter sempre pedido ao.frentista pra nao respeita o nivel da boia ai deu no.que deu

  Unknown

13 de julho de 2016 às 16:28

Mas Denilson isso não pode danificar o tal do carvão ativado para evitar cheiro no interior do carro? ?

  Unknown

13 de julho de 2016 às 16:31

Boa tarde tenho um Logan 2008 e quando chega na reserva acaba totalmente em poucos km não roda nem 10 km alguém sabe o porque disso

  Unknown

13 de julho de 2016 às 16:31

Boa tarde tenho um Logan 2008 e quando chega na reserva acaba totalmente em poucos km não roda nem 10 km alguém sabe o porque disso

  Unknown

13 de julho de 2016 às 16:31

Mas Denilson isso não pode danificar o tal do carvão ativado para evitar cheiro no interior do carro? ?

  Unknown

13 de julho de 2016 às 16:31

Mas Denilson isso não pode danificar o tal do carvão ativado para evitar cheiro no interior do carro? ?

  Unknown

2 de setembro de 2016 às 22:28

Pessoal vcs sabem dizer quantos litros o Logan 2008 1.6 8v privilege marca reserva?

  Unknown

2 de setembro de 2016 às 22:29


Pessoal vcs sabem dizer quantos litros o Logan 2008 1.6 8v privilege marca reserva?

  Afrânio e Rubia Gaertner

6 de novembro de 2016 às 10:03

Amigos, bom dia.

Eu estava atrás de uma outra informação sobre Logans e cai nesse Blog antigo.

De tudo que eu li, só posso tirar uma conclusão: todos vocês precisam se atualizar quanto às tecnologias que hoje fazem parte dos carros. Na Europa e USA isso já ocorre desde 1996.

Existe um hábito antigo nos brasileiros de mandar o frentista encher o tanque até o talo, como disse um dos participantes do blog. NÃO FAÇAM ISSO DE JEITO NENHUM ? EU EXPLICO O ALERTA, OK.

Antigamente os tanques de combustível tinham um respiro por onde os gases do combustível saiam e quando o tanque abaixava o nível o ar entrava, evitando assim que houvesse vácuo dentro do tanque. Vocês devem estar se lembrando dos carros antigos que cheiravam a gasolina com frequência. Esses gases, claro, afetavam a camada de ozônio.

Criaram então o "CÂNISTER ", QUE NADA MAIS É DO QUE UM FILTRO DE CARVÃO ATIVADO QUE PUXA ESSES GASES E OS LANÇA PARA DENTRO DO MOTOR, PARA SEREM QUEIMADOS JUNTAMENTE COM O COMBUSTÍVEL.

Assim, se vc encheu o tanque e começa a sentir cheiro de combustível, PEÇA PARA REVISAREM O CÂNISTER, ELE PODE ESTAR ENTUPIDO DE GASOLINA OU COM DEFEITO.

O principal causador de defeitos do cânister (EM QUANQUER VEÍCULO A GASOLINA/FLEX) é justamente o hábito dos nossos pais e avós de encher o tanque até a boca.

O CÂNISTER VAI PUXAR GASOLINA AO INVÉS DE GASES, QUE É SEU OBJETIVO. ISSO PODE INCLUSIVE CAUSAR DANOS AO PRÓPRIO MOTOR, SE QUEREM SABER.

ASSIM: ORIENTE OS FRENTISTAS A ENCHEREM ATÉ O PRIMEIRO ESTALO. O QUE NÃO FALTA É POSTO DE GASOLINA NESSE BRASILZÃO.

APROVEITANDO, DIGO QUE O MOTOR 1.6 8V K7M É MARAVILHOSO COM GNV 3ª GERAÇÃO.

PESQUISEM, NO YOUTUBE ESTÁ CHEIO DE EXPLICAÇÕES SOBRE CÂNISTER.

BOM DOMINGO A TODOS.

AFRÂNIO - RIO DE JANEIRO
Facebook: afranio.ecorio@gmail.com

  Unknown

9 de novembro de 2016 às 18:36

Olá afranio
Realmente ninguém recomenda que coloque combustível até a boca
Mas hj fui em um posto que sempre abasteço e um frentista novo colocou álcool até 52 litros em meu logan
Resumo ficou cheirando
Só para arredondar o valor ele apertou duas vezes o gatilho
Reclamei e ainda ele disse que eu não pedi para não Apertar que todo mundo coloca 3 apertadas
É complicado a falta de preparo treino e educação dos atendente

  Unknown

7 de dezembro de 2016 às 21:09

Amigo você deve está com problema no sensor de nível de combustível, trabalho comnauto eletricar e é comum entre esses carros a queima do sensor, basta fazer a troca, aferir e seu problema será resolvido, tenho um Logan 1.6 16v que na rodo na reserva cerca de 50km

  Unknown

29 de março de 2017 às 11:25

Recomendo que leiam:
http://hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/boris-feldman-1.335048/tanque-n%C3%A3o-respeitar-o-limite-ao-abastecer-%C3%A9-preju%C3%ADzo-na-certa-1.364069.
Solicitava que o frentista enchesse o tanque "até a boca", mas abandonei a prática após ouvir o Bóris.

Sds,

Álvaro

  Evandro, Jaime, Bruno

30 de março de 2017 às 15:31

Tbm quero saber, to fazendo 70km/l depois que a luz acende.

  Liba

3 de junho de 2019 às 10:57

UNKNOWN
2 de setembro de 2016 22:28
Pessoal vcs sabem dizer quantos litros o Logan 2008 1.6 8v privilege marca reserva?

Não sei quantos litros, mas verifiquei que uma vez meu carro assim que entrou na reserva indicava que eu ainda podia andar 60 Km. Abasteci quando tava próximo dos 50 km, quando então pude abastecer. Foi uma situação atípica, deu certo comigo apesar de não recomendar, pois há vários problemas em andar com o carro na reserva.

  Anônimo

8 de março de 2024 às 15:16

Quando estava na reserva, consegui colocar 61 litros de álcool no meu Logan Expression 1.6 2018/2019