Primeiras impressões - Roberto Valentim

Renault Logan Privilége 1.6 8v

Rodei até agora 740Km com o carro (sendo uns 500Km em estrada), e minhas primeiras impressões são altamente positivas.

O conjunto mecânico se mostrou bem afinado, com um motor muito esperto (mesmo com o ar condicionado ligado), proporcionando boas retomadas e ultrapassagens seguras.
Também merecem destaque as suspensões com ótimo balanceamento entre conforto e segurança, sem a dureza de um VW, nem a moleza de um Fiat, além do câmbio de engates muito fáceis e precisos, uma embreagem leve, e uma direção hidráulica no "peso" certo.
Nos trechos de estrada (ida/volta), seu computador de bordo marcou respectivamente 13,1 e 15,1Km/l, sempre com gasolina. Como é um carro ainda não "amaciado", acho que pode até melhorar.
A posição de dirigir é excelente, os bancos confortáveis e o acesso fácil (carro alto), sem precisar daquela ginástica para entrar e sair de carros mais baixos.
O espaço interno é impressionante, bem como o do porta-malas.
O acabamento interno é simples, usa e abusa dos plásticos como todo carro na sua faixa de preço, mas tudo é muito bem encaixado, sem desníveis, sem rebarbas, e agradável ao toque e visão.
O alinhamento das partes da carroceria também é muito bom.
Os bancos em veludo (versão Privilège) com porta-revistas dão um toque de sofisticação.
Seu painel tem uma bonita iluminação noturna, e, mesmo de dia, os marcadores digitais temperatura e nível de combustível) do quadro de instrumentos são de fácil visualização.
Há também o já citado (e muito útil) computador de bordo.

Como "defeitos", posso citar apenas problemas de ergonomia e/ou falta de algumas praticidades.
Os botões de comando dos vidros elétricos traseiros estão em uma posição ruim (na parte mais atrás do console central), e o de ajuste da posição dos espelhos retrovisores elétricos (pequenos, na minha avaliação), sob a alavanca de freio de mão.
Ao se acionar o esguicho, os limpadores do para-brisas não entram em ação de forma automática, e também senti falta de um temporizador que permita a subida dos vidros por uns 30s depois do carro desligado.
Com o tempo, devo me acostumar com essas falhas, e, apesar delas, estou plenamente satisfeito com o carro, que, por um preço menor ou igual, me entregou um espaço bem maior que os concorrentes Siena, Corsa, e Fiesta, além da garantia de três anos.
Em equipamentos, eram equivalentes. Resumindo: o Logan é muito amplo, confortável, gostoso de dirigir, espaçoso, com um conjunto mecânico muito bom, e merece ser estudado como opção aos outros, oferecendo um excelente custo-benefício.
Em tempo: não chama a atenção pelo design, é diferentão, reconheço, mas não é este horror que pintam por aí. Suas qualidades superam em muito a pouca inspiração de seu desenho. Aprovei e recomendo.







10 comentários:

  Anônimo

28 de janeiro de 2009 às 15:46

Olá Roberto parabéns pela compra, gostaria de te fazer uma pergunta: Tenho um modelo igual ao seu e tenho, na minha opinião, um problema na suspensão, meu carro faz um barulho como se a borracha do amortecedor batesse na lataria quando os amortecedores descem num buraco por exemplo. No seu carro a borracha dos amortecedores dianteiros ficam afastadas uns 5 Cm da lataria? pois no meu acontece isso, se vc pudesse me confirmar eu agradeço. Obrigado

  Anônimo

29 de janeiro de 2009 às 00:50

Olá, Rogério. Não percebi esse barulho. Não sei o tipo de vias pelas quais você passa, se possuem buracos muito profundos, mas o que você relatou parece ser o amortecedor chegando ao limite do seu curso, coisa que pode acontecer quando o carro passa por buracos muito "bravos".
Abraço.

  Unknown

16 de fevereiro de 2009 às 15:53

Olá, Roberto.
Tenho um 1.6 8v e o consumo está bem abaixo do que você postou.

Em média, álcool e gasolina apresentam o mesmo desempenho : 8 km/l. Isso em trânsito urbano e quase todo com ar ligado.

Na estrada, com gasolina está um pouco melhor, mas nada de excepcional: 9-10 contra 7-8.

Obrigado.
Você tem algum controle mais recente que possa informar ?

  Anônimo

17 de fevereiro de 2009 às 00:12

Marcelo, consumo urbano ainda preciso medir, mas o rodoviário, em nova viagem que fiz (sempre gasolina), consegui 14,5Km/l. Obs: não usei o ar em nenhuma das minhas viagens, e também não sei até que ponto essas médias estão sendo passadas corretamente pelo computador de bordo, pois nunca tirei a prova enchendo o tanque, rodando, completando, e fazendo as contas. Outra coisa: modéstia à parte, sou mestre em condução suave, sem forçar, sem esticar muito as marchas, sem acelerações bruscas e mantendo velocidade constante (por volta de 100/110Km/h) o maior tempo possível. Pézinho leve ajuda que é uma beleza, pode acreditar.
Abraço.

  bugnet

27 de fevereiro de 2009 às 16:50

Com a leitura deste blog, foruns, clubes, etc etc, e muitas matérias tambem, cheguei a conclusão de ir visitar o feinho, e fechei negocio num privilege 1.6 8v 09/09 hoje, o novo carro resolve o problema que muitos reclamavam, o terceiro encosto traseiro foi removido pois atrapalhava, e o carro ganhou break ligh traseiro (pra baixar o seguro), alem dos retrovisores e maçanetas na cor do carro, acompanharei o blog frequentemente !

  Anônimo

28 de fevereiro de 2009 às 02:36

Parabéns, Bugnet! O Logan tem qualidades o bastante para fazer a gente se esquecer de seu design esquisitão (eu não diria feio). Achei um retrocesso a retirada do encosto de cabeça do passageiro do centro do banco traseiro, pois creio que o que atrapalha, na verdade, não é o encosto, e sim o fato do ângulo do vidro não permitir ver onde o carro termina. Por outro lado, foi positivo o fato do break-light agora ser de série.

  bugnet

11 de março de 2009 às 14:50

Aonde comprar tapetes daqueles em carpete estilo personalizado pro Logan de forma que de pra ir pegar ? a maioria dos que vi no ML só enviam, eu queria ver, até porque queria com o sistema de travamento por pinos, e se possivel 3 peças com traseiro inteiro ou 5 peças com capa do tunel, se alguem tiver a dica, vlw :D

  Anônimo

25 de março de 2009 às 22:34

Caros, boa noite.

Tenho um expression 1.0 completo e gostaria de saber se existem mais pessoas que observam o desconcertante barulho do motor como se o mesmo fosse a diesel, se sim, alquem tem noticias de instalaçao de fonoabsorventes(isolantes acusticos) ?

  Unknown

23 de julho de 2009 às 12:14

Olá Pessoal! Estou com um Logan Expression 1.6 8V há certca de 1 semana! Estou gostando do carro. Tenho alguns comentários:
o motor é um pouco barulhento;
a alavanca de mudança trteme muito; e, defeito mesmo
a luz da mala só acende se vc abrir uma das portas dianteiras. fui ver na Eurovia de Salvador e disseram que é assim mesmo!!! Que nada podiam fazer pq veio de fábrica assim....se vc mexer e der galho perde a garsantia...alguém já viu?

  Léo Pinheiro

8 de março de 2010 às 15:05

Caros amigos,

O LOGAN parece um JIPE fantasiado de CARRO.......UM ÓTIMO CARRO
E UMA BOA COMPRA !!!!

E descobri que ele é ANFÍBIO pq no ÚLTIMO TEMPORAL que ARRASOU o RIO
eu ATRAVESSEI quase um RIO com água
em cima do CAPÔ !!!

PONTOS FORTES

- MOTOR 1.6 BEM FORTE
- MUITO ROBUSTO
- CONFORTÁVEL
- BEM ALTO (MELHOR COISA)
- ESPAÇO INTERNO
- MALA GIGANTE

PONTOS FRACOS

- ACABAMENTO INTERNO DE PLÁSTICO FRACO
- MAÇANETA INTERNA DAS PORTAS
- MOTOR BARULHENTO DEMAIS
PRINCIPALMENTE NO PONTO MORTO!
- BEBE MUUUUUUUUITO! 7 Km com ALCOOL a RENAULT merecia CADEIA!!!
Nem o CORCEL 2 do meu SOGRO 1985
a ALCOOL bebe tanto.....ele faz mais de 10KM....


MAS EU RECOMENDO O CARRO!!!

SÓ USO GASOLINA !!! SHELL V-POWER...2,59 AQUI NO RIO