Superaquecimento ou falha no sensor de temperatura?

Devido ao grande volume de chuvas em Recife peguei um engarrafamento gigante semana passada. Com isso fiquei mais de 1 hora com o carro ligado e parado no trânsito.A situação não me estressou pois já sabia, através do twiter como estavam as ruas.

Olhei algumas vezes para o painel do MeuLogan e vi a temperatura subindo de 4 para 8 traços e depois voltando rapidamente.
Que eu tenha notado esse comportamento aconteceu umas 3 vezes num do intervalo de 1 hora.
Até cogitei parar o carro mas o local não ajudava muito, a rua só tinha uma faixa para carros,ou seja, teria que subir o meio fio para parar na calçada.
Pensei melhor e como a temperatura na maioria do tempo estava normal eu decidi continuar.
Cheguei em casa sem maiores problemas mas fiquei receoso com o que aconteceu.

Vou prestar mais atenção para ver se isso acontece com frequência e aviso por aqui.







149 comentários:

  Anônimo

20 de junho de 2010 às 20:12

Tresso, já vi gente narrando este problema no fórum Renault Clube Brasil, se não me engano. Na realidade, o carro não fervia, apenas o marcador é que ficava "maluco". De qualquer forma, é melhor verificar. Depois nos diga o que aconteceu realmente, e qual foi a solução para o problema.
Abraço.
Mr. Car.

  Anônimo

22 de junho de 2010 às 21:23

Tenho acompanhado seu blog e quero agradecer muito as informações que tem passado. Ainda não comprei um Logan estou guardando um pouco mais de dinheiro para dar uma entrada maior. De qualquer maneira me impressiona que aqui em Curitiba já perguntei para 9 pessoas sobre o carro e TODAS aprovaram. Creio que farei uma boa compra. Abraço. Edimor

  Unknown

28 de junho de 2010 às 09:47

Tresso, bom dia.

Logo quando comprei o meu Logan, a uns 2 anos atras, notei esse comportamento no carro (cheguei até mesmo a enviar um email a você, na época, perguntando se alguem havia notado um problema semelhante...). Após umas 7 idas ate a concessionária desisti, pois o problema continua. Imagine que no transito de São Paulo isso é frequente, e por incrivel que pareça quando ligo o ar condicionado o problema para.
Me disseram a principio que o problema era na bomba de agua, que foi trocada, mas depois me falaram sobre o problema do marcador.
Por favor nos diga se alguem encontrou a solução, ok?
Abraço!

  Tresso

28 de junho de 2010 às 20:51

oi Edson,

Lembro de você.
Infelizmente não tenho informações oficiais sobre o assunto.

Entretanto acredito que seja um problema no sensor.

-Tresso

  Unknown

1 de julho de 2010 às 11:10

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog. Vejo ele antes de comprar meu Logan e ajuda muito nos pequenos problemas.
tenho este mesmo problema de aquecimento com meu carro. Moro na grande SP e transito aqui é algo comum. Sempre que fico parada por muito tempo este problema acontece, sobe a temperatura por diversas vezes. Em um dos congestioonamentos chegou a subir 3 vezes tive até medo de ferver (o que aconteceria se fosse em outro carro). Mas do nada a temperatura cai. Creio que o problema deve estar no sensor. O pessoal da concessionária são pésssimos para explicar defeitos deste tipo. Levarei meu carro na concessionária e darei uma posição para vocês.
Abraços
Walquiria

  Unknown

13 de outubro de 2010 às 22:34

tenho um logan e acontece o mesmo problema mas após desligar o carro e ligar a luz no painel volta ao normal , deve ser problema no sensor. vou levar o carro na concessionaria segunda e informo aos demais usuarios.

  Unknown

10 de novembro de 2010 às 12:05

Meu Logan acontece isso mas o carro não ferve, ele chega ao máximo e depois desce, com o ar ligado a temperatura se mantém ao meio....preciso saber por onde começar para procurar uma solução...

Williams

  Gustavo Brecht Pocciotti

17 de novembro de 2010 às 15:03

Tenho um Logan e acontece isso também, quando está muito trânsito e uso muito a 1a marcha e embreagem ele aquece,mas daí quando dou uma boa esticada nas marchas, pra cima de 4.000 rpm ele volta ao normal. Não sei se é coincidência das 16v mas, quando tinha um Tempra 16v acontecia a mesma coisa. O carro 16V parece que gosta de trabalhar com giro alto. Não entendo muito, espero que alguém um dia possa esclarecer isso hehe. Aliás, meu Logan parece uma carroça de tanto barulho.

  Anônimo

30 de maio de 2011 às 15:50

Meu Logan 1.6 com 5000Km apresentou esse problema também. Levei na concessionária e o mecânico disse que era erro de leitura do sensor devido a oxidação do cabo negativo da bateria (achei isso muito estranho) mas resolveram e não apresentou mais a leitura incorreta.

Wagner

  wallass mendes

27 de julho de 2011 às 11:08

tenho um logan 10/11 autentic, gostaria de saber se sao preciso 4.000 rpn para atingir a velocidade de 120 km

  Anônimo

4 de setembro de 2011 às 20:21

Olá!
Em 30 de maio a concessionária entregou o meu carro dizendo que não iria mais acontecer o erro de leitura, mas agora no dia 01 de setembro (3 meses depois) voltou o problema do erro de leitura. Todas as barras de temperatura ficam acesas, mesmo com o ar ligado, mas ele não ferve (ainda bem). Líquido do radiador está OK. Vou levar à concessionária para consertarem novamente.

Wagner

  Anônimo

2 de fevereiro de 2012 às 13:40

Meu Logan 1.6 16v 2008 também está com este mesmo problema em engarrafamentos. Quando o ar condicionado está desligado a temperatura sobe enchendo todas as barras, mas logo depois volta três barras. Já parei o carro e verifiquei que a ventoinha está ligando e, ainda, que ao desligar o carro e ligar somente a chave, a temperatura mostrada é normal.
Ou seja, está com erro na leitura.
Temos um problema recorrente e eu também gostaria de saber qual é a solução.

  coyote

8 de fevereiro de 2012 às 17:58

meu logan 10/10 1.0 tb ta assim. Antigamente, o marcador ficava sempre na metade. Agora, de vez em qdo, marca 3/4 da total, fica por alguns segundos e depois volta à metade. Fiz o teste na garagem pra saber se a ventoinha está armando. O pior eh q está. O líquido d arrefecimento tb está ok. Vou na concessionária verificar isso, qq coisa posto aqui. Não pego mto trânsito, mas tenho o costume de ficar dentro do carro, estacionado e ligado, e com o ar condicionado. Será q foi isso?

  eliseu

15 de abril de 2012 às 20:08

Boa noite a todos, e tambem gostaria de informar que eu tenho um logan 1.6, 8v privilege e a uns 15 dias tambem esta apresentando este problema de super aquecimento quando estou parado, problema este que é resolvido quando ligo o ar condicionado voltando assim a marcação de 4 dígitos. A funcionária de renaul de nova iguaçu informou que era problema no cabo massa da bateria. informo que ainda não fiz o serviço pois é muito caro este cabo, porem gostaria de saber se esta informação realmente procede. Grato

  Fabio Andrade

18 de abril de 2012 às 18:43

Olá tenho um logan 1.6 8v e pra variar tenho o mesmo problema. Fiz um teste outro dia na garagem de casa, liguei o carro ( ele já estava em temperatura de rodagem) esperei um pouco e a ventoinha ligou, até aí o marcador estava normal, aí liguei o farol, na mesma hora "subiu a temperatura no marcador", dois traços, pois bem a ventoinha ainda estava desligada, liguei o farol alto e o desembaçador, pronto foi ao limite, encheu todas as barras e como eu já estava ali prestando a atenção a algum tempo vi que independente do sensor a ventoinha ligava e desligava com o mesmo intervalo de tempo. Conclui que o marcador esta com problema, fui pesquisar na internet e vi que é um problema no cabo negativo da bateria, é preciso substituir por um outro especifico. Bom fica aí minha opinião sobre o problema. Outra coisa sobre o superaquecimento do carro, como não podemos confiar no marcador, fiquem alertas se caso acender a luz vermelha no painel indicando temperatura, acredito que aí sim o carro estará superaquecido. Fica a dica. Até mais

  Jr

20 de abril de 2012 às 09:27

Pessoal,

Como alguns já descobriram o problema é no cabo ou polo da bateria a informação que passaram é ue o problema ocorre devido a oxidação dos polos que devem ser limpos sempre que sujos. apesar de não ocorrere mais comigo após limpos. Acredito que deva ser algo para se abrir um recall precisamos pesquisar como fazemos para abrir um recall sobre este problema no carro, pois o prblema afeta muitas pessoas. abçs.

  Humberto

30 de junho de 2012 às 21:28

O problema está no cabo da bateria. A Renault deveria convocar um recall, pois se trata de aquecimento no cabo da bateria que não suporta a amperagem do veículo com uma certa quantidade de equipamentos ligados. Há alguns relatos de derretimento e início de fogo no cabo. Creio que após alguma centena de carros queimados a Renault do Brasil vai convocar os proprietarios para a troca dos cabos da bateria.

  Anônimo

9 de julho de 2012 às 09:10

No meu logan, comecei a reparar o mesmo problema no marcador. Como nao acendeu a luz de temperatura, ventoinha acionando e liquido ok, realmente nao fiquei preocupado. Com a informacao da conexao do cabo negativo que a maioria aqui relatou, vou checar e revisar revisar e retorno informando se resolveu. Obrigado pela dica.

Antonio Gomes

  José Barcellos

10 de agosto de 2012 às 00:35

Estas informações com cereteza me serão muito úteis, pois meu Logan é 1.6 8v expression e estou vivenciando a mesma situação sempre a noite quando os farois estão ligado há uma intermitência muito grande no marcador de temperatura do painel, que oscila entre o maximo de pontos e o normal que são 4 pontos de temperatura a todo instante, já durante o dia eu não tenho este problema e venho verificando que que no motor a temperatura está normal, pois tudo certo com o nivel de água e fluido, a ventuinha armando e desligando normalmente. Creio que achei o problema aqui, Parabéns pelo excelente blog e Grato pelas informações.

  José Barcellos

10 de agosto de 2012 às 00:45

Como relatei anteriormente meu Logan é 1.6 8v e gostaria também de levantar duas outras questões. O carro completou agora 34.000 km com os dois amortecedores dianteiros estourados, sou o único dono e não rodo em estrada de chão, realmente o carro é bom mas me surpreendeu com este defeito e também fico muito incomodado com o elevado barulho do eixo do motor. Alguém poderia me relatar a respeito destas duas situações? Meu email é barcellosecia@ig.com.br. Grato.

  Mr. A

7 de setembro de 2012 às 12:50

Relato tb o mesmo problema. Meu logan 2010 começou a apresentar marcações máximas de temperatura com poucos Kms rodados na marcha lenta, e o interessante é que quando o ar é ligado, ou desligo e ligo o motor, volta ao normal. Quanto ao recall podemos fazer uma reclamação direta para o Ministério Público, no setor de Cidadania. Com a provocação do Promotor ou mesmo com denuncias no procon, podemos forçar a Renault fazer um recall para a solução gratuita do problema.

Abrs

Mr. A

  Unknown

2 de outubro de 2012 às 15:48

Olá, tenho um logan exp. 2011 e acontece o mesmo com a temperatura. liga o ar e volta pro meio. acho que é o sensor, mas a idéia do cabo negativo não deve ser mentira, meu ka soltou o cabo negativo e ele quase ferveu uma vez...

  Anônimo

15 de outubro de 2012 às 19:03

o meu tambem 2010 16 v basta eu ligar o ar c. para as baras voltaren ao normal ... por favor postem soluçoes grato


  Anônimo

27 de janeiro de 2013 às 23:51

Boa noite,
Tenho um, logan 1.6 8v 2008 há 6 meses, depois de 18000Km rodados comigo comecei a perceber essa variação na barra de temperatura em engarrafamento, que volta ao normal quando ligo o ar.
Essa semana farei uma revisão de 50000Km e solicitei uma verificação dessa variação na concessionaria em São Gonçalo. Comunico a vcs o resultado para contribuir.
Estou muito satisfeito com o carro e parabéns pelo Blogger... abraços a todos.
Alberto Rj

  Anônimo

27 de março de 2013 às 14:33

Este problema é um velho conhecido. Problema de aterramento do cabo massa, coisa simples de resolver. O meu apresentou o mesmo problema antes mesmo dos 10mil km.

Ricardo

  Ailton

29 de março de 2013 às 20:54

eu tb observo o mesmo problema. meu logan 1.6 8v. 2011 tem oscilações nas barras de temperatura. já substituí a válvula termost. mas não mudou nada. só ocorre á noite e tb volta ao normal quando utilizo o ar condicionado. entendi que o problema é mesmo do cabo negativo da bateria, logo devemos sim nos unirmos para solicitar um recall. aggoncalves@yahoo.com.br

  Maik

24 de maio de 2013 às 10:41

O meu tb com 35mil km comecou a mostrar a temperatura errada, no inicio fique doido, estava subindo a serra de ubatuba e pensendo que ficaria na mao com o carro.

ligando o ar melhora, vai saber...
qual ja resolveu isso, saberia informar o valor desse cabo da bateria?

  Unknown

16 de julho de 2013 às 13:52

Isso é um problema crônico dssa porcaria de carro, vi esse problema em vários Logans por aí, o meu está na concessionária há 6 dias sem conseguirem descobrir o defeito. A fábrica tem conhecimento e não faz NADA A RESPEITO, Renault é uma vergonha de carro, isso que dá trazer um carro feito para o quarto mundo, sim, quarto mundo, o Logan nada mais é que uma porcari de carro feito originalmente na Romênia sob a marca Dacia, já dá pra imaginar a porcaria que é.

  Aroa Balões

29 de setembro de 2013 às 17:04

Edmilson
tenho um Logan 1.6 8v previlege e acontece o mesmo qd eu ando com carro tem variação de pontos na temperatura mais qd ligo o ar condicionado ele estabilizar co quatro pontos . me ajude Renault

  Maxx

11 de fevereiro de 2014 às 19:56

Tenho um Logan 1.6 8v. e tenho o mesmo problema de temperatura..peguei um congestionamento final do ano ao chegar em Cabo frio, o ponteiros ficaram loco subindo toso os pauzinhos e depois descendo quase tive um ataque do coração..nem chegui na praia ja estava com um grave problema, mas deu tudo certo andei um pouco e ele baixou..vou verificar o cabo da bateria. Obrigado pela dica moçada.

  Miguel

19 de fevereiro de 2014 às 19:24

EU TB. TENHO O MESMO PROBLEMA, É SÓ O TRANSITO DE SP. ENGARRAFAR UM POUCO, O QUE Ñ. É DIFÍCIL, PRONTO, É A SENHA PARA TODA A COLUNA DA TEMPERATURA IR ATÉ 100%, E FICO PREOCUPADO, POIS ESTOU NO TRANSITO E O CARRO MOSTRANDO SUPERAQUECIMENTO.
DONA RENAULT, O PREÇO DO CARRO NO BRASIL É DUAS VEZES MAIS CAROS DO QUE NOSSOS VIZINHOS, E OUTROS PAÍSES. FORAM VOCÊS MESMOS QUE DISSERAM QUE BRASILEIRO PAGA O PREÇO QUE A FABRICA QUISER.
QUE TAL RESOLVER ESTE PROBLEMA PARA NÓS TUPINIQUINS. "BRASILEIROS".

  Anônimo

15 de março de 2014 às 14:42

O meu começou a dar este problema com 60 mil Km. Como onde moro dificilmente tem trânsito, este problema ocorre mais em subidas de serra, mesmo com o carro vazio. Quando a serra termina e jogo em 4ª ou 5ª a temperatura no indicador volta para metade.

  KSA Na Quarentena

16 de abril de 2014 às 11:12

Este comentário foi removido pelo autor.
  KSA Na Quarentena

16 de abril de 2014 às 11:15

Pessoal, percebi também que quando esta com os faróis ligados ou lanterna a temperatura tbm oscila, podem fazer o teste quando o farol esta ligado a temperatura fica mais alta no marcador se vc desligar o farol ou lanterna a temperatura vai cair uns 3 pinos, isto confirma a problema com o cabo da bateria e não aguentar a amperagem, se vc ligar mais equipamentos ainda vc vera que temperatura oscila mais ainda.

logan 08/08 123000 KM em perfeita condições....2º dono.
kilder
kildertutorias.blogspot.com

  Anônimo

18 de abril de 2014 às 17:52

Olá pessoal,

Tenho um logan 1.6 8v 2010/2011. Tenho ele há três anos e quatro meses. Nunca tive problema com ele, exceto pela barra de temperatura do motor, no painel. Há aproximadamente um mês, percebi que começou a subir e a variar. Algumas vezes ficava uns minutos no máximo, isso andando na cidade, com trânsito lento mas sem engarrafamaneto, o que me causou um certo pavor. No início deste ano, antes de começar o problema, fiz uma "recalibragem", em um posto de gasolina, do líquido de arrefecimento do motor, deixando com uma densidade ideal a partir do aparelho de medição de densidade do posto. Mesmo com o AC ligado e o carro ligado parado, depois desta "calibragem", as barras do termostato não variavam. Vi que a atualização da densidade do líquido teve um efeito muito bom. Desde então, nunca mais ouvi a ventuinha funcionar. Porém, há um mês comecei a notar que as barras do termostato começaram a indicar um aquecimento anormal do motor. E como a ventuinha não ligava, fiquei mais preocupado ainda. Procurei sobre o problema na internet e achei este forum, que me foi muito útil. Fiz o teste ligando o AC e vi que de fato as barras de temperatura voltavam ao normal (isto é, à metade). O que tudo indicava, conforme o diagnóstico de alguns internautas deste blog, ser problema do cabo massa da bateria e não de superaquecimento. Pois bem. Ontem fui à autorizada Renault em Chapecó (Rudiger) fazer a revisão dos 30.000. Comentei sobre o problema do possível superaquecimento, a partir das informações que obtive neste blog e o atendente disse que era possível que fosse o cabo massa mesmo e que iria verificar. Informou não saber se esse era um problema comum a outros Logan. Disse-me que o cabo massa custava R$90,00, pois meu Logan já estava fora da garantia. Eu disse que não tinha interesse em trocar, já que isso era um problema do equipamento e que iria esperar um possível recall ou trocar posteriormente. Deixei o carro para a revisão padrão. Duas horas depois, na hora de pegar o carro de volta, fui surpreendido pelo atendente (cujo nome nao recordo no momento) ao me informar que a autorizada trocou o cabo massa gratuitamente para mim, como uma "cortesia", e que o carro estava OK, não havia nada a reparar além dos itens da revisão. Fiquei bastante satisfeito com a solução dada ao problema. Já rodei alguns quilômetros desde ontem e notei que o problema com o termostato parou. O atendente me disse que se o problema fosse de fato a temperatura do motor, ele já teria certamente fundido ao permanecer vários minutos na temperatura máxima. Agradeço, portanto, aos participantes do fórum, e retribuo o benefício que tive relatando minha experiência, de modo que seja útil aos outros participantes. O Logan para mim tem sido um excelente automóvel. Abraços,

  Unknown

2 de maio de 2014 às 11:41

Olá pessoal. Tenho um renault symbol 1.6 16v e tambem tive omesmo problema. Hoje troquei a bateria dele, pois ainda era original e quando olhei para o motor percebi um sensor no ar condicionado sem chicote e quando questionei o eletricista ele disse que seria um sensor de pressão da direção. O terminal estava caido encostado no coletor do escapamento e derreteu o terminal. Conseguimos encaixá-lo sem trocá-lo e quando saí com o carro fui testar a temperatura que parou de subir demais ficou no meio e a ventuinha acionou no momento certo.
Conclusão: verifiquem o sensor do de temperatura do ar condicionado (pode ser problema no sensor ou no chicote).
Um abraço

  Anônimo

28 de maio de 2014 às 16:13

FABIO AMORIM
BOA TARDE PESSOAL!! MEU PROBLEMA ALEM DESSES Q ESTÃO FALANDO DA TEMPERATURA É O SEGUINTE NOTEI QUE QUANDO DESLIGO MEU LOGAN NA CHAVE SE O FAROL ESTIVR LIGADO ELE TBEM FICA LIGADO AI SE EU APAGAR OS FAROIS ELE DESLIGA É MOLE??
MESMO SE EU TIRAR A CHAVE DO CONTATO ELE CONTINUA LIGADO MEU LOGAN É 2008 1.0 16VAL. SE ALGUEM SOUBER DE LGUMA COISA POSTE BLZZ ABRAÇO FIQUEM TODOS COM DEUS

  Anônimo

6 de junho de 2014 às 20:12

Boa Noite Galera infelizmente demorei a descobrir esse blog , gastei com uma valvula termostatica que nao era e gastei muita gasolina e tempo tentando achar o defeito , e cheguei as mesmas conclusoes que quando o AC ta ligado nao sobe , e quando ando em marcha mais lentas sobe e desce , e quando ligo os farois parado ela sobe e ao desligar o farol desce , ainda bem que descobri esse blog e notei que a conclusao dos nossos problemas e o cabo negativo cabo massa sei la como `e chamado .. entrei no reclame aqui e reclamei do problema que todo mundo ta tendo , espero que venha ser feito um recall uma pena que o carro em si `e bom , tirando esse problema e um barulho no eixo traseiro igual alguns aqui tbm relataram ...

  Anônimo

21 de agosto de 2014 às 11:42

Bem gente, depois de voltar da revisão, irônicamente, começou a dar esse problema, voltei na concessionária, e ele me replicou o problema ao ligar todos os equipamentos elétricos/eletrônicos, já deve ter voltado muito carro lá com isso, me ofereceram pra trocar por R$190, :/.

Diego.

  Mario

24 de agosto de 2014 às 12:07

Olá, sou taxista no Rio de Janeiro e tenho um Logan 2011 que apresentou esse problema no marcador de temperatura. Em uma das revisões relatei o problema e foi constatado que um dos cabos terra da bateria tinha problema, foi substituído e o problema resolvido. Colegas que tinham o problema também substituiram o cabo e o defeito sumiu.

  andre

1 de setembro de 2014 às 22:37

Boa Noite

Referente ao cabe da bateria ele resolve temporariamente pois troquei por um cabo original e depois de um tempo volta acredito que o caminho seja a dica do sensor do ar condicionado.
vou verificar isso esse final d semana..

  Unknown

6 de outubro de 2014 às 13:08

olá pessoal, tenho um logan 1.6 expre. 11/11 ele dava esse mesmo problema e estava com consumo muito alto de combustível, foi trocada a válvula termoestética dele volto ao normal e não deu mais.
espero ter ajudado
Abraços

  Anônimo

24 de fevereiro de 2015 às 17:48

senhores tenho um sandero 1.6 8v 09 e pesquisando o problema dp meu carro cheguei a vcs. No congestionamento com pouco combustivel ar cond ligado acontece o mesmo e a barra de temp sobe. ao desligar o ar cond a barra desce....qual a solucao por fvor??

  Rodrigo

20 de março de 2015 às 09:24

Tenho um Sandero 1.0 16V 2011. Procurando na internet encontrei este blog. Quando estou no transito, a temperatura vai la para cima, mas é só ligar o ar condicionado que a temperatura baixa para a metade. Alguém conseguiu solucionar este problema?

  Unknown

25 de abril de 2015 às 16:58

Tenho um sandero 2008 1.6, estava com problema no mostrador de temperatura do painel, oscilava muito chegando ate o máximo, após as dicas que li aqui, fiz uma limpeza nos terminais que conectam a bateria, usei escova de aço e bombril, e o problema foi resolvido, agradeço a todos pelas dicas!

  Unknown

25 de abril de 2015 às 17:00

Tenho um sandero 2008 1.6, estava com problema no mostrador de temperatura do painel, oscilava muito chegando ate o máximo, após as dicas que li aqui, fiz uma limpeza nos terminais que conectam a bateria, usei escova de aço e bombril, e o problema foi resolvido, agradeço a todos pelas dicas!

  Anônimo

27 de abril de 2015 às 22:46

Olá pessoal gostei do blog e vi aqui pedir uma ajuda pois estou ficando louca e estressada com meu carro Logan 1.0 16v 2010
Então meu carro apresenta o mesmo problema, ele aquece a temperatura do painel ainda mais quando estou em trânsito caótico ele sobe completamente o nível, e esquenta muito embaixo onde fixa os pedais do carro fé do passageiro na frente e eu já fui em vários mecânicos nao conseguem resolver meu problema e isso realmente gerou um tabu e um sério problema na minha vida e enfim espero que alguém consiga me da uma solução ou só menos hipóteses pois adoro meu carro acho o Logan show de bola ainda mais pra dirigir e é confortável então não quero vendê-lo..
Me ajude-m.

  helton

13 de maio de 2015 às 00:37

olá galera estou com o mesmo problema em um sandero 2008\2009 1.6 8 v, ele faz 1 ano que começou a ficar assim depois de 130.000 , começou a disparar direto o sensor da temperatura no máximo e começava a dar uns socos no motor , levei rapidamente na oficina era o bulbo de óleo, resolveu o problema, depois foi trocado o suporte do sensor termostatico, e mesmo assim fica disparando a temperatura , a ventoinha funciona perfeitamente , mas o sensor aumenta com poucos quilômetros rodados, as vezes ele se estabiliza com 4 traços, mas quando troquei a válvula termostática hoje ele ficou direto no máximo, vou levar em uma autoeletrica para fazer a verificação .

  Unknown

15 de maio de 2015 às 10:27

Pessoal, o fato de que "quando se liga o ar condicionado o problema desaparece" é porque quando o ar condicionado é acionado a ventilação forçada (ventoinha) é acionada automaticamente. Isso independe da temperatura do motor. Neste caso, o problema de aquecimento está apenas sendo mascarado. Fica a dica, se esquentar, ligue o ar (até rimou). Mas este problema deve ser tratado pela Renault, sim.

  Flávio Feitosa

20 de maio de 2015 às 10:33

meu nome é Flávio Feitosa
ontem em um posto de gasolina fiz a troga da agua do sistema de resfriamento do motor, o frentista cocmentou que no sistema so tinha agua, e que nao era bom ficar assim, ai ele colocou um liquido proprio para o sistema, percebi que a temperatura nao esta mais subindo com tanta facilidade, moro na ZL e trabalho em cotia e hoje a temperatura nao subiu
caso alguem note que isso resolveu o problema me comunique por favor.
flavio-feitosa@hotmail.com

  Anônimo

17 de junho de 2015 às 19:22

Olá irmãos de sofrimento! Esse problema de temperatura não é fácil. Mas é realmente o aterramento do motor que provoca esse problema. Solucionei instalando um cabo de 4mm com terminais soldados e parafusados no motor e na carcaça do carro. Procure um bom parafuso no motor e ligue ao calço do motor no chassi. Se retiraram a válvula termostática, pode instalar novamente, pois nesse carro faz uma diferença brutal no consumo na estrada principalmente.
Fernando Fuchshuber.

  Anônimo

22 de junho de 2015 às 17:37

Pessoal u tenho um logan 1.6 16v e está com esse mesmo problema de aquecimento na marcha lenta. Mas além disso ele fica muito lerdo quando inicio qualquer marcha mas depois ele anda normalmente, como se tivesse pesado no início. Estou pra ficar louco com isso.

  Unknown

26 de junho de 2015 às 22:05

Senhores boa noite; o marcador de temperatura do meu logan marcava aquecimento quando o ar estava desligado ,mandei trocar o cabo negativo da bateria na Renault e acabou se o problema..simples assim..após muuuuita procura no google achei esse informe e resolveu meu problema..

  Unknown

26 de junho de 2015 às 22:10

Este comentário foi removido pelo autor.
  Unknown

26 de junho de 2015 às 22:12

O cabo negativo estava oxidado apos a troca o carro não acusou aquecimento,ficou show.

  juliano

9 de julho de 2015 às 21:31

Boa noite
Tenho um Logan 2013 tirei zero 1.6 8 valvulas completo
Unico defeito se pega agua por baixo liga luz de super aquecimento ou lavar por baixo no posto tanbem .
Alguem sabe o deve ser ja troquei o sensor de temperatura muito karo so original R$ 185.00
Cumtinua na mesma anda normal nos dia de chuva so fico esperto com poças fundas .
pode mandar por email julianodiaz1@gmail.com

Grande abraço .

  Anônimo

5 de agosto de 2015 às 21:54

ola, meu nome e thiago,tenho um logan 1.0 16v 2007 apos uma batida tive que trocar o radiador e o condenssador do carro agora toda vez que ligo o ar a resistenci do eletro ventilador queima,um eletricista falou que o problema era o eletro que nao prestava que por sinal era novo mas mesmo assim troquei o problema continuou, foi verificado a parte eletrica do ar mas parece normal,ja fui em oficinas que mechem com ar e eles dizem que o problema nao e com eles e ambos falam que numca viram isso antes de ligar o ar e a resistencia do eletro queimar,detalhe e que eu troquei a resistencia no domingo 02/07 e funcionou ate na segunda dia 03 agora estou sem ar e sem uma solucao, por favor me deem uma ajuda.

  fabio

4 de setembro de 2015 às 21:06

Boa noite, tenho um Logan 1.6 8v 2013 e assim que ele chegou aos 50000km, não sei se por coincidência, fui ligar o carro e a luz vermelha de superaquecimento ficou acesa, mais o carro não aquece, gostaria de saber o que fazer para resolver este problema!!!

  Anônimo

12 de setembro de 2015 às 12:28

Pessoal eu tive este mesmo problema de aquecer no painel porem o motor estava norma, fui em varios mecanicos, troquei sensar de temperatura e bada, troquei valvula termostatica e nada ai liguei na consecionaria da montadora, foi quando o mecanico "falou troca o cabo massa da bateria que resolva isso é um problema de fabrica que só aparece com um tempo de uso mas eles nao assumem isso.

  Unknown

20 de outubro de 2015 às 18:17

Olá tenho um logan mas o problema igual ao que vocês descreveram acima acontecia no meu meriva , fui em um eletricista bom e ele trocou o motor da ventoinha que estava fraco e não ventava o suficiente por isso quando se aciona o ar condicionado ventoinha arma no máximo e consegue baixar a temperatura mas se continuar e não trocar o motor da ventoinha ela acaba parando e super aquece o sistema , espero ter ajudado .

  Unknown

1 de novembro de 2015 às 17:10

Boa tarde as informações me ajudaram muito .... O meu é 2009 1.6 8v também tem esse problema .... Agora uma outra coisa quando VC liga a chave perceberam um barulho na ingesao tipo na borboleta ... Aí quando desliga a chave da um estalo tipo relé ... Outra é no coletor de escape ... Um ringido vcs também tem esses barulhos nos carros ???

  Unknown

23 de novembro de 2015 às 19:52

Estou no meu 3º sandero 1.6 8v e esse bug é comum. A origem do problema é (por mais incrível que pareça) o borne (ou conector) negativo da bateria: É feito de uma lata fina com um banho de metal pobre. Com isso a oxidação afeta o aterramento do carro e perturba vários ítens. A solução definitiva (fiz isso no meu segundo sandero, que ficou comigo 85 mil km) é a troca do componente original por um destes de latão maciço, como se usava nos fuscas... Obtive inclusive uma lenta mais suave.

  Guilherme Fra7

1 de fevereiro de 2016 às 16:35

O meu carro - Sandero 1.6 2011 - (sei que o fórum é do Logan, mas o problema é comum) acontece a mesma coisa, aquece no marcador de temperatura, mas o motor não aquece (ainda bem). Ao levar a um eletricista, ele me disse que primeiramente devo trocar a bateria e possivelmente posteriormente trocar os cabos, pois eles são muito finos, não são mais como os de antigamente. Vou trocar a bateria, pois a minha é original de 50AH por uma de 60AH e limpar os cabos pra ver o que vai acontecer. Se não melhorar, parto para a troca dos cabos.

  francun

12 de fevereiro de 2016 às 23:52

Voltando de uma cidade próxima, 22 km de rodovia, na terça de carnaval, verifiquei esse problema do marcador de temperatura no meu Symbol Renault 1.6 2010/2011 De um instante para outro o indicador subia 3 traços e demorava para descer a metade que é o normal. Ao chegar em casa, à noite, abri a tampa do motor e a temperatura me pareceu normal, o ventilador entrava e saia sempre no primeiro estagio, não chegando ao segundo estágio. Também notei que ligar e desligar os faróis influíam na marcação da temperatura. Consultando o Google achei este blog com as dicas sobre o cabo de aterramento. Primeiramente verifiquei o borne negativo da bateria do qual retirei um pequeno resíduo de oxidação, mas isso não resolveu. na manhã de quarta-fera de cinzas rumei para uma auto-eletrica e contei o caso para o técnico. Este, em princípio não acreditou muito na dica do cabo, e fez uma série de teste com o scanner que mostrou funcionamento normal do ventilador, que agia na temperatura mais alta, 97-98 graus. Para ele estava tudo bom. Insisti para ele revisar o cabo aplicando estanho no cobre e colocando novos bornes. Mas apareceu uma surrpresa, um dos parafusos que apertava um borne para a lataria tinha um tratamento escuro, coisa que o tecnico nunca tinha visto na fixação de cabo de aterramento. Trocado esse parafuso por um galvanizado, lixada a posição da fixação, e o cabo refeito.....o defeito desapareceu...problema resolvido por miseros 45 reais....caso eu fosse numa autorizada seria uma garfada varias vezes maior. Testei nesse 3 dias e tudo normal. Um grande obrigado aos amigos do blog que deram a dica.

  Merelles

8 de março de 2016 às 17:06

Boa tarde queria saber sobre o sistema de embreagem do Sandero vibe 1.6 8v 2010, ele está com a embreagem muito alta. Obs: dizem que não tem regulagem, dizem que regula automaticamente. Está e sistema hidráulico! Quem puder ajudar grato

  Merelles

8 de março de 2016 às 17:07

Boa tarde queria saber sobre o sistema de embreagem do Sandero vibe 1.6 8v 2010, ele está com a embreagem muito alta. Obs: dizem que não tem regulagem, dizem que regula automaticamente. Está e sistema hidráulico! Quem puder ajudar grato

  Unknown

19 de março de 2016 às 16:06

O meu problema eh parecido com o de Vcs, só que primeiro o ar condicionado liga sozinho e começo a sentir o carro muito estranho, sem potencia nenhuma quase, e entao o sensor da temperatura vai de 4 pauzinhos para 10 pauzinhos, troquei a valvula termostatica e continua dando o mesmo problema. Alguem poderia me ajudar?

  Pro Club Fifa E-Sport

21 de março de 2016 às 01:24

Meu Logan 10/10 1.0 16v acontece a mesma coisa sobe a temperatura no último mas não ferve.
Onde fica esse aterramento?

  Pro Club Fifa E-Sport

21 de março de 2016 às 01:24

Meu Logan 10/10 1.0 16v acontece a mesma coisa sobe a temperatura no último mas não ferve.
Onde fica esse aterramento?

  francun

21 de março de 2016 às 15:10

Cabo de aterramento do "-" da bateria para a lataria do carro. Peça a um eletricista para colocar solda nos conectores do cabo e lixar a lataria onde vai fixar um dos terminais....também troque o parafuso se for Preto por um de cor metálica....pra mim deu certo.

  Unknown

12 de abril de 2016 às 12:09

Todo carro 1.0 precisa dessa rotação para manter essa velocidade, se 5 for mais longa a velocidade cai muito em qualquersubidinha.

  wanderson_ssantos

29 de abril de 2016 às 15:31

olá,
Preciso de ajuda,comprei um carro da Renault,Symbol ano 2010/2011 8v o carro seria de uma mulher que foi a 1º proprietária,e a mesma já havia reclamado sobre esse problema,como o carro era zero levou na concessionária e o laudo informou que o marcador da temperatura estava normal(esses docs tenho em mãos),e eu sou o 2º dono,o que acontece é que o ponteiro da temperatura fica oscilando,mas ao ligar o ar condicionado o ponteiro tem menor oscilação,mas não faz aquecer o motor,já levei em algumas lojas de auto e foi constatado com Scanner que a temperatura está normal,então o que varia é apenas o ponteiro da temperatura.
já foi trocado o sensor de temperatura e não resolveu,procurei pela internet e verifiquei que o problema aconteceu com algumas pessoas,com os carros Logan e Sandeiro,mas as pessoas não diziam qual seria a solução ou se conseguiram resolver o problema,então cheguei até esse blog,e vi que alguém conseguiu resolver o problema,mas o que seria esse cabo massa que tanto de fala,sei que existe o aterramento do carro e o negativo da bateria que seria duas coisas diferentes?;então que o entendi é fazer o que o amigo francun fez para resolver o problema.

  Marcelo Cardoso informações acadêmica dentro da engenharia mecânica

15 de maio de 2016 às 09:29

O meu eu levei em Julho de 2015 trocaram a válvula termostatica e agora quase um ano depois voltou a dar o mesmo problema, ei que a válvula termostatica é 1147,50.

  Marcelo

2 de junho de 2016 às 21:02

Pessoal boa noite!!
Sou de Campinas qual melhor lugar que conhecem para manutenção do Logan, o meu é 1.0 16v 2009

  Marcelo

2 de junho de 2016 às 21:03

Pessoal boa noite!!
Sou de Campinas qual melhor lugar que conhecem para manutenção do Logan, o meu é 1.0 16v 2009

  Unknown

4 de julho de 2016 às 11:41

Prezados participantes deste blog. Em meados de 2012 comprei meu Logan 1.6, 8 v, ano 2008 na época com 34 mil km rodados. Hoje já está com 176 mil km e estou muito satisfeito com seu desempenho e economia tanto no consumo de combustível quanto em manutenção.
Carro muito resistente e ágil. Vale a pena comprar.
Quanto ao marcador digital de temperatura e de nível de combustível ele é problemático mesmo. Acho que o sensor não é lá grande coisa, pois o de nível de combustível sempre marca vazio mesmo com tanque cheio e o de temperatura a qualquer parada no trânsito sobe de 4 barras para 8 e desce sem que a água ferva. Já até considero normal isto.
Castilho, de São Paulo, vivendo no calor de Cuiabá há 6 anos.

  Unknown

4 de julho de 2016 às 11:41

Prezados participantes deste blog. Em meados de 2012 comprei meu Logan 1.6, 8 v, ano 2008 na época com 34 mil km rodados. Hoje já está com 176 mil km e estou muito satisfeito com seu desempenho e economia tanto no consumo de combustível quanto em manutenção.
Carro muito resistente e ágil. Vale a pena comprar.
Quanto ao marcador digital de temperatura e de nível de combustível ele é problemático mesmo. Acho que o sensor não é lá grande coisa, pois o de nível de combustível sempre marca vazio mesmo com tanque cheio e o de temperatura a qualquer parada no trânsito sobe de 4 barras para 8 e desce sem que a água ferva. Já até considero normal isto.
Castilho, de São Paulo, vivendo no calor de Cuiabá há 6 anos.

  Anônimo

16 de julho de 2016 às 21:02

Tenho um symbol 2013. depois de 3 anos começou a dar esse problema. marcador de temperatura e de combustivel pirados. depois de pesquisar. é so limpar os contatos da bateria. depois de algum tempo os polos oxidam. ficam pretos. fiz o sequinte. lixei os polos da bateria e passei um limpa contato. pode ser feito tambem em fios terras ligados na lataria do carro.
No meu funcionou. Acabou os problemas.

  ruy

10 de agosto de 2016 às 08:08

FUNDIU O LOGAN
exatamente por causa desse problema com a bomba de água do logan , onde as barras de temperatura sobem sem motivo aparente , mas mostrando que o logan está com problemas
de refrigeração , o motor não refrigera adequadamente , e devagarzinho vai desgastando
aneis etc , daí , o motor vai fundir .
Aconteceu com o meu agora 10/08/2016 .
Recal Urgente !

  Reinaldo

5 de setembro de 2016 às 09:02

Olá bom dia tenho um Logan igual ao seu é gostaria de saber se vc resolveu o seu problema?

  Unknown

22 de setembro de 2016 às 21:53

Boa noite.
Tenho um Logan 2014 .o mesmo liga funciona tudo normal.
Mas não aciona a ventoinha nem com o ar condicionado ligado.
O ar funciona normal e desarma para não queimar.
Já olhei relé, fusíveis e não achei nada.
Alguém sabe me informar oque pode ser.??

  Afrânio e Rubia Gaertner

25 de setembro de 2016 às 13:12

Amigos. Todo carro eletrônico precisa ter um aterramento perfeito para que os sensores e peças eletrônicas funcionem corretamente. O fato de um cabo estar fixado no motor e na chapa do veículo não significa que ele esteja cumprindo plenamente sua função, em razão de um fenômeno chamado "oxidação". Fazendo uma analogia com nossa casa, é só lembrarmos das tomadas que não ligam nossos aparelhos, quando surgem os famosos zinabres. Só que nos carros o problema é muito maior, devido à exposição dos mesmos ao tempo. Assim , verificar e limpar com lixa fina os contatos dos cabos de bateria e o aterramento do motor para a massa do carro (estrutura de lataria) é uma atitude básica nos carros atuais. Antigamente pouco se falava nisso, com os carros carburados, mas agora é item obrigatório. Isso não vai substituir a manutenção, óbvio; mas pode evitar stress e gastos desnecessários com algo tão banal de se resolver em casa. Aproveitando, lembro do "Reset de Bateria". Sempre que soltar conexões ou trocar algum componente eletrônico, desligue a bateria e una os dois cabos - e + por uns 5 minutos. Isso vai zerar a UC e com isso ela passa a reconhecer os novos componentes eletrônicos (EU FALEI DOS CABOS DE BATERIA, NÃO DOS POLOS DA BATERIA, por favor) Espero ter contribuído, na solução de problemas "ocultos". Bom dia a todos.

  Anônimo

13 de outubro de 2016 às 23:13

Afrânio e Rúbia Gaertner, tudo bem?
Tenho um Scènic motor k4m, 1.6, 16 válvulas, gasolina, e que estava com um problema de superaquecimento.
Levei à um mecânico especializado Renault em BH, e foi feito parte do motor, onde a junta estava "queimada".
Desde que ficou pronto, noto um superaquecimento, onde a temperatura no marcador sobe rapidamente até a luz vermelha acender. Paro o veículo e desligo. Ao acionar a chave apenas, noto que o marcador já está abaixando a temperatura sem acionamento da ventoínha.
Peço informações do que pode estar acontecendo, para que eu tome providências com informações seguras, já que as concessionárias falam em trocar peças.
Muito Obrigado.

  Unknown

23 de outubro de 2016 às 08:51

Olá, viso que muitas pessoas ainda tem duvidas referente ao marcador digital de temperatura, passo o que aconteceu comigo.
Comprei um Logan 1.6 16V 2008 com 24.000 km rodados e 2012, chequei que todas as revisões foram feitas na CSS e o antigo dono era conhecido.
Após alguns dias com o carro notei esse mesmo problema, bastava ficar com o carro parado com vários equipamentos ligados, rádio, luz, etc, para o marcador digital subir para o máximo.
Pesquisando um pouco, o cabo do negativo da bateria, que aterra no motor, nos modelos até 2010 (acho) eram insuficientes para aguentar a carga de amperagem, a solução para isso seria trocar o cabo por um novo já compatível.
Fui na CSS e me pediram 70R$....achei caro e acabei comprando em uma loja de equipamentos elétricos um cabo de espessura maior do que o original e fiz um eu mesmo, gastei menos de 15R$ e aterrei junto com o cabo já existente, eliminando o problema.
Esse caso pode ser encontrado em um fórum do Logan, basta procurar que irão encontrar o post com fotos inclusive.
Espero ter ajudado.

  Unknown

23 de outubro de 2016 às 09:01

http://www.loganclube.com.br/thread-1807.html

Para ajudar!

  cherio

26 de outubro de 2016 às 18:02

Eu tanbem estou com o mesmo problema vc conseguiu resolver ou deixou asim mesmo

  cherio

26 de outubro de 2016 às 18:08

Eu tanbem estou com o mesmo problema vc conseguiu resolver ou deixou asim mesmo

  paulão

1 de novembro de 2016 às 12:36

Boa tarde tenho um Logan tive esse problema resolvido quando fiz um reparo no aterramento do motor para carroceria

  Unknown

17 de novembro de 2016 às 06:41

Gostei, obrigado!!!

  Cleverson

26 de novembro de 2016 às 18:45

Boa tarde tenho um logan 2007 modelo2008 1.0 16 valvulas estou com um poblema carro frio anda bem mais quanto sobe a temperatura pra 4 pauzinhos o carro parece ki fica meio preso falha perco aceleracao ja levei em mecanicos otimos e nao acham o poblema. Alguem pode me ajudar

  Kosmo

4 de dezembro de 2016 às 17:59

Boa noite tenho um logan e tava com o mesmo problema oscilando a temperatura. Realmente era o negotivo do aterramento.resolvido.

  Unknown

13 de abril de 2017 às 19:39

Olá, Boa noite. O meu estava da mesma forma que o companheiro Edson disse. Foi resolvido trocando o sensor de temperatura. O meu além de superaquecer o mesmo ficava acelerado.

  Unknown

13 de abril de 2017 às 19:41

Olá, Boa noite. O meu estava da mesma forma que o companheiro Edson disse. Foi resolvido trocando o sensor de temperatura. O meu além de superaquecer o mesmo ficava acelerado.

  Unknown

21 de maio de 2017 às 18:40

Boa noite, tenho um fluence 11/11, frequentemente o ponteiro da temperatura fica oscilando, visivelmente mexendo, tendo em um determinado momento o ponteiro cai a temperatura e a ventoinha liga, com isso o carro fica acelerado a rotação e costuma até morrer na rua, aparece no painel verificar injeção, verificar câmbio e mandar verificar antipoluição. Já fiz o reforço do cabo terra mas Ainda não resolveu, em a revisão na renault ligaram o ar condicionado com o carro parado e passaram o scaner e falou que era divergência de amperagem, fiz o reforço do cabo e nada resolveu. Alguém poderia me dar uma dica. Fabrício

  Unknown

21 de junho de 2017 às 12:03

Olá pessoal. Tenho um renault symbol 1.6 16v e também tive o mesmo problema no marcador de temperatura do painel principal. Como já havia pesquisado em alguns blogs vários relatos de que o problema poderia ser o cabo de massa (aterramento), então resolvi investigar. Levei em uma mecânica especializada em Renault, lá eles testaram o sensor de temperatura e também o funcionamento eletrônico com o o Scaner, resultado: tudo certo. Por fim verificaram o tal "cabo de massa", conclusão: estava todo oxidado, e o cabo menor com indícios de aquecimento, pois esta com aspecto de queimado. Então foi feito, em carácter de teste, uma limpeza nos conectores e m reforço no aterramento do cabo menor(com um cabo auxiliar, daqueles próprios de aterramento). Conclusão: o defeito foi solucionado (o marcador sempre fica nos quatro pontinhos), o motor parou de vibrar e o relógio do painel parou de adiantar. Gostaria de agradecer aos responsáveis por este BLOG, pois foi de grande ajuda.
OBRIGADO!!!

OLIVEIRA
GOIÂNIA - GO

  Unknown

5 de julho de 2017 às 10:17

Olá pessoal!
Tive o mesmo problema do nosso colega Werio Ostaque. Tenho um Renault Symbol 2012/2013 1.6 16v e também tive o mesmo problema no marcador de temperatura do painel de instrumentos. Quando estava preso num engarrafamento o marcador de temperatura subia ao ponto de preencher todo o marcador. Uma curiosidade era que se eu ligasse o ar-condicionado a temperatura voltava ao normal tal qual já foi relatado neste blog.
Diante dos relatos feitos aqui, fui a um eletricista e, nem conversei muito, pedi logo para ele colocar um cabo negativo auxiliar na bateria e, não deu outra, o problema foi resolvido.
Acredito que a Renault deveria fazer um recall para solucionar este problema nos modelos em que o problema foi detectado.

Ademir Lima

  William

8 de agosto de 2017 às 09:10

Tenho um Sandero 2008, quando estou no trânsito o marcador de temperatura fica oscilando entre 6 e 4 barras, mais da para escutar a ventoinha armada, gostaria de saber se isso é normal, pois é meu primeiro Sandero

  Unknown

21 de setembro de 2017 às 07:33

Tenho um renaut Symbol 2013, ele quando está parado com o ar ligado ou não, ou quando subo serras ele aquece a ponto de desligar o ar. Já troquei o sensor de temperatura, válvula termostatica, radiador e o carro continua igual. E outra que ele acende a luz da injeção e apaga sosinha. Na estrada plana ele não aquece. O que será o problema?

  Unknown

15 de outubro de 2017 às 09:27

Isso ae... Esse é o defeito...

  Unknown

15 de outubro de 2017 às 09:28

Isso ae... Esse é o defeito...

  Anônimo

28 de outubro de 2017 às 13:13

Amigos. Também tenho um Logan 2011, mas minha sorte é que mexo em tudo no meu carro. Esse carro sofre de um problema conhecido de aterramento. Marcador que sobe e desce é tipicamente um sinal de mal aterramento. Vejam isso, corrijam e depois verifiquem o resultado. Boa sorte. Há muitos videos no Youtube explicando como se faz isso.

Uma boa lixa e paciência. Só isso.

  Anônimo

18 de novembro de 2017 às 15:59

Meu Logan 2012, apresentou aquecimento. Verifiquei estava com todas as barras completas.depois apareceu a figura do termômetro no painel. O ar quando liga faz o carro parar. Affff, o que deve ser?

  Udinano

6 de janeiro de 2018 às 09:48

Bom dia galera eu tenho um Sandero 2008 1,6 8v meu carro sobe e desce a temperatura quando pega engarrafamento ou quando fica muito tempo parado no señalero, so q alem de esquentar na cidade quando pego a estrada de dia ele perde velocidade, alguém sabe que pode ser?

  geraldo

16 de fevereiro de 2018 às 21:05

caros amigos como vao me chamo geraldo sou de belo horizonte ; entao a umas tres semanas comprei um symbol 2011 completao de tudo me apaixonei pelo carro alias meu primeiro carro novo os que ja tive erao carburados pois bem assim que peguei o carro notei alguns dias depois que o marcador de temperatura subia muito entao fui pesquisando sobre o assunto e achei esse forum que me ajudou de mais da conta meu carro apresentava elevaçao na barra de temperatura mais nao jogava agua fora nem nada nao perdeu força e por ai vai mais pesquisando aki eu fiz alguns testes e elevei a temperatura do carro e liguei todos os componentes eletronico do meu symbol ai a barra da temp ficou muito doido e foi ao limite ai percebi que era realmente o aterramento feito de fabrica que e muito ruim levei ao eletricista e ele testou e rastreou tudo ai falei do aterramento e ele prontamente me ouviu e refes o mesmo nota que nao tinha ferrugem nos parafusos nem nada tava tudo muito novinho mesmo ele so mudou o cabo por um mais grosso e pronto carro novinho e sem sustos nota que com o aterramento de fabrica o carro marcava no multimetro 00.20 e depois que refes o aterramento o carro com tudo funcionando menos o ar dava 00.03
obrigado ao forum pela ajuda to muito feliz hj valeu galera abraços

  aldonassif

3 de abril de 2018 às 16:15

boa tarde tenho um logam 2011 2012 foi instalado o gas a um mes e venho notado um problema que antes nao acontecia a rotacao do carro cai na saida em marcha lenta e logo em seguida volta e apresenta falta de forca e a luz de temperatura acende a corro fica sem rotacao e assim perde a forca so depois de um trinta nminutos aluz se apaga e volta ao normal por favor preciso de ajuda.
aldo nassif email aldonassif@hotmail.com

  Anônimo

27 de abril de 2018 às 08:11

Bom dia amigos,tenho um Sandero 1.0 16v 2008. Alguém sabe me imforinf quando eu ligo o carro de manhã o retorno da água de sirculacao do sistema para o reservatório de espansao quase não entra água no reservatório e agora reparei queque pa de entrar de vez
Sera que a bomba d'água deu pau ou a válvula termostática travou fechada alguém pode me ajudar?

  Edson teixeira

7 de junho de 2018 às 22:28

Eu tenho um Clio 2005 e nestes últimos dias começou a dar este pobrema do ponteiro da temperatura mesmo com o carro frio subir até o fim e do do retornar quando desligo alguém me ajuda ai

  Unknown

19 de junho de 2018 às 20:40

Boa noite, também tenho um Logan, como os amigos citaram, também li sobre o aterramento do motor, em Abril fiz serviço de cabeçote, troquei correia dent., bomba d'água (original), válv. Termostática, sensor temp., cabo de vela e velas, quando comprei marcava 4, depois 6, agora chega a completar a barra mesmo depois do serviço, então muito antes de fazer o serviço já havia notado essa questão do mostrador, sempre em trânsito mas pesado acontecia, consegui um scanner emprestado, comecei a monitorar diariamente a temperatura, não percebi nenhuma anormalidade nas leituras da temperatura, o ventilador dispara normal,e mesmo tendo trocado as peças o mostrador continua marcando errado, não acontece com ar ligado, espero resolver melhorando o aterramento do motor que ainda não fiz.
Vou ser sincero! as vezes fico medo quando vejo a barra completa.

  Unknown

19 de junho de 2018 às 20:50

Boa noite, é justamente isso que me deixa mas tranquilo, se a temperatura do motor realmente estivesse no máximo iria fundir o motor rapidinho.

  Unknown

22 de junho de 2018 às 16:46

Tenho um Sandero 1.0 10/11 e vem apresentando o mesmo problema informando acima, a temperatura saí de 5 para 7 "pausinhos" e volta ao normal em segundos... Na última semana eu fiz a parte de cima do motor, cabecote, comando etc.. e as juntas do cabeçote estavam queimadas... n sei se foi em decorrência disso, da temperatura subir.. na próxima segunda vou levar no mecânico novamente para ele verificar essa situação da temperatura... porque gastar novamente no cabeçote não da.... :s

  Unknown

17 de outubro de 2018 às 18:59

Este comentário foi removido pelo autor.
  Unknown

17 de outubro de 2018 às 19:37

Comprei meu primeiro logan, e um 2013 1.6 16v automatico. De uns dias pra ca, ele tem apresentado esse problema no marcador de temperatura no painel. Ele inicia com o marcador com 4 barras, e, apos algum tempo, em transito intenso, quando o carro fica muito entre 1°e 2° marcha, o marcador sobe para 6 barras, e em seguida, volta a ficar com 4 barras, isso acontece varias vezes. Alguem pode mw da uma dica do que pode ser. Sempre tive carroa da GM, e, como disse ease e meu primeiro renault e ja estou preocupado se realmente fiz um bom negocio ao compra-lo. Gosto muito do carro, e espacoso, confortavel etc... Mas esse problema tem me preocupado.

  Vinicius

6 de dezembro de 2018 às 20:31

Tive problema parecido, além de aceleracao, problema na temperatura, muita pressão no líquido de arrefecimento, troquei várias coisas, resolvi trocando a válvula termostatica, uma porcaria de 70,00...

  Unknown

23 de dezembro de 2018 às 20:23

Sim

  Luiz carlos

25 de fevereiro de 2019 às 07:05

Bom dia tenho Logan e o meu só acontece isso com o ar ligado e se pegar um engajamento aí fica oscilando a temperatura aí fico com medo desligo o ar e volta ao normal

  Unknown

8 de março de 2019 às 23:50

Boa noite amigo meu nome é Marcos Vinicius eu tenho um Reno Fluence fiz serviço de cabeçote verifiquei o motor Não enche na parte de força mas o carro tá funcionando bem mas o mecânico não me informou que o meu carro não estava com válvula termostato quando eu ligo o ar-condicionado a temperatura sobe eletricista levou para outro mecânico amigo dele e disse que era válvula como o meu carro não tem nenhuma das duas então eu comprei as duas válvulas será que isso resolve o problema tira uma dúvida para mim por favor só faz três meses que eu tô com esse carro eu tô no meio é muito relaxado e eu tô com receio que seja comando motor mas não tá passando água e não tô te respondendo bem o problema é que ele está sem válvula e a temperatura tá normal quando eu ligo o ar condicionado a temperatura sobe mas o mesmo está sem válvula eu comprei as duas eu tô instalando amanhã Se alguém puder tirar uma dúvida para mim eu agradeço mas sou de Recife e muito obrigado tenha uma boa noite a vocês

  Anônimo

15 de março de 2019 às 00:35

Boa noite, meu nome e Danilo comprei um Logan 1.0 2010/2011 desde já afirmo ótimo carro mais tem um item que está me tirando o sono o carro não dispara ventoinha assim que eu o peguei dei uma viajada e no meio da viagem veio o anseio veio, o carro não disparou o visor com a temperatura também não subiu e com todos que relatos que busquei entre amigos todos me informaram que e devido o carro ser "novo" em tecnologia e que para disparar e difícil não me convenceu hoje em questão o carro pegou um transito intenso e o visor mostrou que subiu a temperatura e mais uma vez a ventoinha não disparou parei o carro e olhei o motor mangueira e reservatório normal mais fiquei ainda mais preocupado oque devo fazer desde já agradeço a ajuda estou no aguardo de alguma dica sobre!

Att: Danilo de Oliveira Couto

  Unknown

18 de março de 2019 às 19:46

Agenor Bueno da Mota, tenho um carro lougam 2011 e agora começou apresenrar um defeito , esquentar muito e não aoresenta no omornoto ,eu sinto o calor , nas minhas pernas e ate cheiro de queimado , algem pode me exlicar o sinificado desse defeito , Atenciosamente o meunmuito abrigado .

  Unknown

27 de março de 2019 às 17:10

Boa tarde comigo aconteceu também, eu troquei o negativo e continua apresentando o mesmo problema

  Unknown

1 de maio de 2019 às 13:03

axo que problema resolvido meu logan 1.6 8v 2008/2009 estava oscilando a temperatura mandei trocar os cabos negativos da bateria por uns novos o que vai na bateria ate no chassi do carro e o da bateria que vai ate no bloco do motor fui fazer varios testes e nao oscilou ate agora ele com ar desligado no engarrafamento oscilava de 4 barras para 6 barras no painel a ventoinha acionava ele baixava e l9go subia de novo e a ventoinha ligava novamente fui em varias oficinas e alguns mecanicos me falaram que era normal mas tenho conhecidos com o mesmo carro e nao faz isso se fosse normal todos teriam que fazer o mesmo a principio o mecanico vai falar para voce que nao é daí e que nao precisa trocar e que vai jogar dinheiro fora insista e troque mande retirar os velhos. antes disso troquei sensor de temp. nao resolveu trocou a valvula termostatica nao resolveu e retirar a valvula e ficar sem é burrice o carro fica beberrão e nao resolve cuidado com oficinas que so querem teu dinheiro a primeira oficina me pediu 170 reais para trocar os cabos da bateria asegunda pediu 170 so de mao de obra mais uns 50 do material e no final fui na terceira e me pediu 70 ja com mao de obra. Deus abençoe

  Unknown

1 de maio de 2019 às 13:10

independente de qual seja seu problema troque esses cabos negativo da bateria muitos defeitos vem daí e a maioria nao sabe obs: os cabos velhos do meu carro pareciam em bom estado mandei fazer limpeza e parecia como novosas nao resolveu so resolveu problemas de temperatura depois que troquei por uns novos

  Unknown

11 de junho de 2019 às 21:21

Jvgg

  Unknown

22 de junho de 2019 às 08:49

Pessoal , tenho um Logan 1.6 16 2009 , já levei para passar o escaner e não apresenta defeito, ligo ele o giro a 2000 enquanto não vai para 1000 giros não consigo andar pois o carro se apaga , o que pode ser

  Gerson

29 de outubro de 2019 às 16:43

Boa noite meu nome é Gerson eu estou com um problema no meu logan 2015 ele só aquece de dia quando esta sol a noite eu ando e não aquece lembrando q esse modelo não mostra a temperatura é sim apita quando esta fervendo

  Unknown

24 de novembro de 2019 às 10:55

Tinha um fiesta, vendi, comprei uma merda de um sandero 2008, so dor de cabeça: Fiz revisão antes e não deu nada, depois de 2 meses meu inferno começou: Bateu cabeçote, depois junta homocinetica, autuador de freio traseiro, acende luz de injeção, depois do freio de mão, do oro fica piscando, agora temperatura, vou endoidar e tocar fogo nessa merda! Puta que Pariu! E tudo caro!

  Unknown

12 de dezembro de 2019 às 21:03

Boa noite. Então sou Fernando chileno .e tenho um Logan 2008 1.0 ele também fica aquecido. Preciso trocar os fios da bateria?

  Rodney

16 de fevereiro de 2020 às 21:36

Mais no positivo e negativo? Ou só no negativo isso? Agradeço

  francun

19 de fevereiro de 2020 às 14:28

Vá num eletricista e peca para ele substituir os cabos que fazem aterramento no cofre do motor por cabos mais grossos e com terminal de boa qualidade prensados e com uma boa solda na junção cabo/conector...mesma coisa para o terminal negativo da bateria....isso resolve em 90% dos casos aqui relatados...o eletricista não pode ter preguiça, este serviço precisa ser bem feito. Boa sorte.

  Unknown

26 de fevereiro de 2020 às 20:20

Tenho sandero reforsei o ateramento e funcionou não deu mais o problema é mau de renalt.

  Unknown

26 de fevereiro de 2020 às 20:24

Alguém pode me ajudar tenho sandero 1.6 8v ele está saindo agua pela tampa mas a temperatura está normal está tudo normal.

  Unknown

22 de março de 2020 às 16:33

Boa tarde tenho esse problema com o meu Logan também,ele nunca ferveu,11/12,1.6/8v,já troquei sensor de temperatura, válvula termostática,troquei a tampa do reservatório de arrefecimento pois a água retornava acima do máximo quase chegando próximo a tampa,troquei ela e voltou ao normal,já fiz o aterramento e tinha parado de elevar os pontos, más notei essa semana passada que voltou a dar o mesmo problema, o carro não ferve e dispara o ventilador normal, só falta agora trocar o conector do sensor.

  Anônimo

28 de abril de 2020 às 08:34

Bom dia,tenho um Logan 2012 1.6/8v, e quando ando com o carro no dia de bastante chuva ele não funciona e no dia seguinte fica com a luz de codificação piscando e não pega na partida, porem coloco o carro no sol por (bom) tempo e ele volta a funcionar. tem momentos que preciso isolar a chave co papel alumínio para que possa pegar. Gostaria que se possível que alguém me ajude a resolver, isso fica constante.

outra coisa meu sensor de temperatura chega a dois traços vai até quatro traços, retorna para dois traços e volta para quatro traços e fica nisso, dentro cinco minutos de funcionamento. Isso é normal?

Sérgio -

  Anônimo

28 de abril de 2020 às 10:30

Sérgio, precisa redistribuir a carga no cabeamento da bateria, foi isso que fiz e ainda assim não melhorou 100%, as vezes ainda passa do meio a temperatura, mas a solução, pelo que pesquisei, esse é o caminho, principalmente no cabo do Neutro.

Abraços.

  Sérgio

28 de abril de 2020 às 16:05

Elegante, obrigado vou verificar isso.
quanto ao carro não pegar do dia de muita chuva?

  Sérgio

28 de abril de 2020 às 16:07

Um chaveiro alertou que seria a chave codificada.
achava que já seria mexida anteriomente

  Unknown

30 de junho de 2020 às 19:51

Boa noite, tenho um carro Logan que teve problemas no motor, comprei um motor novo e reparei que existe um sensor do cabeçote, só que no meu modelo não tem o módulo do sensor. Será possível isolar esses sensor do cabeçote ou isso acarretaria em problemas futuros ?

  Unknown

4 de julho de 2020 às 15:07

Troquei bateria, sensor de temperatura, válvula termostática, reforcei o aterramento, e retifiquei o motor todo e ainda o problema é existente, péssima experiência com a Renault, foi meu primeiro e último.

  Mateus Vinicius

15 de julho de 2020 às 16:46

Ola tenho um logan 2013 1.6 8v vi um vídeo no YouTube um rapaz falando que esse defeito da luz de temperatura no painel é por causa da tomada do sensor da sonda lambda que fica em baixo do carro quando passa em poça de água molha e dai envia sinal errado para o modulo como esse do sensor de temperatura e acende a luz de aquecimento, a solução que ele deu é limpar esse conector da sonda lambda que fica bem embaixo do carro e depois isolar com um silicone para nao molhar de novo

https://youtu.be/UN2p7ccLnoY

  Edson

27 de julho de 2020 às 18:51

Olá, boa noite, meu Logan 2010/11 está apresentando alta na temperatura, troquei sensor, valvula e fiz limpeza no radiador e continua a mesma coisa.. resolvi ligar os farois quando então percebi que com o farol ligado a temperatura sóbe e desligado volta ao normal. Me deram uma dica para fazer aterramento será que é isso mesmo?

  Alexandre

1 de dezembro de 2020 às 11:45

Bom dia amigo também estava com esse problema acabei de resolver então o problema está no Cabo negativo da bateria coloquei um cabo novo do negativo da bateria até o motor até então está tudo certo não precisei trocar o cabo original

  Unknown

16 de dezembro de 2020 às 11:29

Falta de aterramento puxa um aterramento da bateria ate o cabeçote pronto resolvido

  Unknown

9 de janeiro de 2021 às 15:15

Meu estava assim , troquei o cabo da bateria e o aterramento que são juntos . Acabou problema !

  Cátia Andrade

26 de dezembro de 2021 às 12:07

Tenho um logan 2009 1.0 16v, vem apresentando esse problema, de aquecimento, estou trocando a bomba da água, termostato e radiador que apresentou vazamento, mas vou ficar atento com a relação ao cabo negativo da bateria, que eu nunca troquei, assim que voltar a rodar com ele, relato os acontecimentos, o meu problema é que na marchas mais pesada principalmente na segunda quando ele perde força ele começa a fazer um barulho de tec-tec-tec, ai eu mudo para a 1ª marche ele para de fazer esse barulho???

  Unknown

19 de abril de 2022 às 20:46

Meu renoult 2012 quando ligo o ar a parte lenta do ventilador funciona mais quando aquece a parte alta não liga se desligar o carro tenho que esperar meia horas para que ele ligue situação difícil. Mais se desconectar o sensor a alta funciona. Alguém sabe me dizer porque.

  Unknown

21 de abril de 2022 às 07:04

Bom dia. Meu logan é 2018 / 2019 motor do versa, tem um mês qu eatou enfrentando um problema. Quando dou partida logo na primeira macha acelero mais ele perde potencia força não sai do lugar parece que o carro carrega toneladas. O carro treme como se fosse interromper isso também se faz na macha de ré.Alguem já passou por isso. Ele já ficou na Eurovia Renault ninguem reaolveu o problema.

  Unknown

21 de abril de 2022 às 07:19

Porem na Eurovia quando levei o carro eles disseram que fizeram os testes basicos para o probelma relacionado acima. Teste na bomba nas velas corpo de borboleta na bombina no modulo e nada. Porem não sentir firmeza pela demora e todo aparanto que os caras tinham lá e não se tinha diafnostico. Alguem pode me ajudar por favor.

  Anônimo

29 de agosto de 2023 às 14:17

No meu caso é um 2008, vinha sofrendo stress com essa leitura errada da temperatura e as vezes não armando a ventoinha na temperatura certa, já tinha lixado todos pontos de contato de aterramento e já no stress mandei tirar a válvula termostatica, não resolveu 100%, só ajudou no psicológico do carro trabalhar mais frio, mas mesmo assim dava aqueles soltos de temperatura. SOLUÇÃO AQUI: no caso aqui a troca dos bornes da bateria ajudou um pouco, mas o que resolveu mesmo foi que eu comprei um fio de 6mm de 2metros e comecei fixando(sem fazer cortes para não gerar resistividade)no parafuso 10 no cabeçote, fiz um ponto com parafuso e fixei no chassi no para mala perto do amortecedor, em seguida fixei o 3° ponto no Borne da bateria e por último fixei novamente no chassi em um parafuso 10mm que já tinha um aterramento original do carro na frente perto do radiador e fiz o corte do fio. Tudo isso sem emenda, todos os pontos eu só descasque o fio em forma de volta, resultado foi instantâneo medidor de temperatura não passa das 4 barras e a ventoinha aciona sempre no tempo certo mantendo essa marca.

  Anônimo

29 de agosto de 2023 às 14:21

Complemento do texto a cima:fixei no borne"negativo" da bateria.

  Anônimo

29 de agosto de 2023 às 16:35

Me breve vou mandar recolocar a válvula termostática