Rogério Bento - A epopéia do barulho na suspensão

Comprei um Logan 1.6 8 V, privilége, em outubro de 2008 e desde que saí da revenda o carro faz um barulho bem estranho que pra mim era na suspensão, levei então o carro à DR Sul, oficina da Renault em minha cidade (Bento Gonçalves - RS), onde o mecânico disse-me que o problema era a falta de encapamento das molas e que seria resolvido rapidamente, feito o serviço o barulho diminui, porém continuava o barulho de "suspensão de carroça" como se batesse ferro com ferro na suspensão. Retornei à DR Sul falei então que além do barulho o volante do carro vibrava bastante aos 100 KM/h, a ponto de eu não desenvolver esta velocidade tamanho o incomodo nas mãos e braços. Novamente a oficina mexeu na suspensão do carro e disse que agora sim, 100%. Creio que a escala deles vai até 1000% pq não mudou nada.

Olhando no interior do capô, percebi que os amortecedores estavam a mais de 2 Cm afastados do seu berço (lataria) onde devem ser encaixados. Levei então o carro à IESA Zona Norte em Porto Alegre, onde comprei o veículo. Lá observaram os amortecedores e concordaram comigo que estariam muito acima da posição correta. Quando fui apanhar o carro me deram duas arruelas que foram colocadas pela equipe da DR Sul, dizendo que aquilo não faz parte da suspensão e que não sabiam o motivo por que haviam colocado. Saí contente com o atendimento mas aí.....o barulho continuava, mas que B$%*&$¨#, pensei.

Retornei a IESA, falei então com o atendente e exigi um acompanhamento por algum mecânico para que ele ouvisse o barulho, feito isso deixei mais uma vez o carro na oficina. Quando fui buscá-lo, ao interpelar o mecânico minha surpresa haviam achado o problema: CAIXA DE DIREÇÃO falou o mecanico, vc tem que trocar pois está dando problemas em vários Logan. Dia 27 minha esposa levou o popozão pra troca de caixa de direção, o que foi realizado e FINALMENTE parou o barulho e a vibração no volante. Inclusive esta vibração eu abri uma enquete no Orkut...e praticamente apenas eu tinha este problema. Alerto aos companheiros donos do LOGAN, se notar barulho na frente, pricipalmente quando se passa em buracos tipo costeletas, parecendo batida de ferro com ferro, leve À revenda pode ser a famigerada CAIXA DE DIREÇÃO.







13 comentários:

  No_esquema

11 de outubro de 2009 19:44

é meu amigo, eu levei par ao recall com 2.300 km... mas mesmo assim o barulho na dianteira sempre volta... como coloquei pastilhs do Clio que é infinitamente mais baratas e eu mesmo troquei, eles dizem que fica folgada e batendo... é mole?

cobrariam 330 reais para trocar na loja e eu paguei 30 reais e eu mesmo troquei...

sem contar o meu carpete que parece que o carro tem 200.000 km nem o corsa que tenho 98 é ujm lixo assim..

  Mário Jordão

13 de outubro de 2010 12:04

Sorte a sua amigo que conseguiu com que o barulho acabasse. O meu problema é que possuo um Logan 1.0 2008, já foi trocada a caixa de direção 02 vezes e a bandeja da suspensão 01 vez, e o barulho persiste.
Já enviei reclamação para a Renault, e o problema continua, acredito que será sanado tão logo acabe o período de garantia.

  Anônimo

7 de dezembro de 2010 10:03

Logan, um engodo. O único recall que sanaria o problema seria a substituição de todo o carro por outro, de outra marca.
"Figurativamente".
ESC

  João

7 de dezembro de 2010 10:11

Câmbio trocado, 3 meses sem carro foi a dor de cabeça por que passamos. Renaul não mais.
Carro novo é propaganda enganosa pq qualquer carro, com 10 anos de uso, tem menos visitas à oficina do que o logan com 10.000Km rodados.

  Vanderlei Nunes

1 de fevereiro de 2011 16:04

Caro amigo
Tambem estava sofrendo há dias com esse barulho que parece ser da suspensão. mandei olhar numa oficina na minha cidade e... a caixa de direção esta vazando oleo pela coifa e fazendo o famigerado "barulho que parece vir da suspensão". sera que e cronico? a Renault deveria fazer um recall.

  O especialista

29 de fevereiro de 2012 09:27

Tive um Logan em 2007 com este barulho, nunca foi solucionado. Enfim vendi o carro na própria Renault e troquei por outro Logan, daí o barulho passou para o painel....que coisa.

  Anônimo

16 de julho de 2014 11:34

Tenho um logan 2012/2013 logo apos a revisao dos 30.000 comrcou uma batida nasuspencao dianteira jalevei a concecionaria reapertaram toda a suspensao eo barulho perciste , o barulho ocorre ao realizar um retorno para direita ou esquerda e ao arrancar logo apos frear, oque pode ser?

  alexhuinka

20 de outubro de 2015 23:37

Meu sandero faz o mesmo barulho que o seu

  alexhuinka

20 de outubro de 2015 23:38

Meu sandero faz o mesmo barulho que o seu

  alexhuinka

20 de outubro de 2015 23:38

Meu sandero faz o mesmo barulho que o seu

  Josué Braz da Silva

31 de outubro de 2016 09:08

Também comprei um Logan 2010 e apareceu o mesmo barulho na parte da frente , não sei se é caixa de direção,suspensão,amortecedor parece que está tudo solto quando rodo em ruas que não seja de asfalto a impressão que tenho é que vai cair tudo , levei na agência mandaram para o mecânico Dicara disse ele parece que é suspensão e só tem 2 mês que comprei esta na garantia ainda,deste 2 meses ficou na oficina 18 dias,já me arrependi de ter comprado um Logan .

  Anônimo

10 de novembro de 2016 09:34

Renault é um CU!!!!

  Luciano Everton

8 de janeiro de 2017 09:17

Pode ser a trizeta ou tulipa que pode estar gasta e fã barulhos ao arrancar , freiar e passagens de machas.