Relato de Willie Lucena sobre o encosto de braço para Logan da Artefectum

Segue abaixo um texto enviado para mim através do endereço meulogan@gmail.com.

Efetuei a compra pelo próprio site da Artefactum (http://www.tray.com.br/artefactum/). O atendimento foi feito de forma profissional e o apoio chegou exatamente como descrito no site da Artefactum, no prazo correto e com um ótimo acabamento.

No caso do apoio para Logan, o equipamento não necessita de instalação, sendo necessário apenas o encaixe no console central inferior, abaixo do freio de mão. O encaixe do equipamento é feito usando o mesmo princípio de um anzol, ele desliza pelo buraco retangular do freio de mão e ao chegar no final ele se prende e fica pendente apenas pelo apoio desse console que é feito de plástico no caso do Logan.

Aí é que está único problema, isso mesmo, único.

Uma vez encaixado o equipamento, nunca mais pense em retirá-lo. Ao tentar efetuar essa façanha, deverá ter o cuidado de afastar a lateral do console de plástico a fim de evitar que o plástico que dá a firmeza no equipamento seja desgastado, pois uma vez desgastado, nunca mais terá a mesma firmeza que tinha antes.

Como eu pude comprovar isso... fui colocar forração em couro no meu Logan que acabei de comprar e o rapaz foi avisado de que não poderia retirar o apoio de braço. Mesmo assim um desavisado da equipe dele acabou retirando o equipamento por algum motivo “desconhecido” e adivinhe o que aconteceu... ao retirar, ele forçou o plástico do console, por não conhecer a forma de encaixe, e o mesmo foi desgastado devido a pressão exercida.

Apenas para relembrar, após ser desgastado o plástico na parte de sustentação, o apoio não serve mais pois fica com folga e não tem sustentação, ficando frouxo de um lado pro outro e também ao se apoiar.

A pergunta é: vale a pena ter um produto que pode desgastar uma peça do veículo apenas por estética? NÃO!!! Minha recomendação é que faça o trabalho direito. Se precisa de um apoio de braço, faça a forração de couro e inclua o apoio que é fornecido pela tapeçaria junto com a forração, mesmo que tenha que pagar mais um pouco por isso. Você no final ganha em acabamento e não afeta nenhuma parte do carro.

E não estou achando que vai ocorrer com outras pessoas o mesmo azar que ocorreu comigo de alguém tentar retirar o apoio. O simples fato de apoiar o braço já exerce força suficiente para desgastar o plástico e tenho quase absoluta certeza que com pouco tempo de uso o equipamento não terá a mesma firmeza do início.

Eu pude concluir que antes de comprar esses equipamentos que são novidades, devemos pensar umas 300 vezes, e muito bem, pois seguimos o impulso de ter acabado de comprar um carro e, como homens que somos, queremos equipar rapidamente esse “brinquedo” com tudo que existe no mercado, deixando de lado as conseqüências de adquirir um produto desconhecido e sem opiniões prévias.

Ao menos no meu caso, a empresa que fez a forração vai arcar com o prejuízo do console central e que Deus ajude o funcionário que inventou de retirar o apoio, sabe-se lá pra que...

Espero que essa experiência ajude outros proprietários de Logan em suas decisões de comprar um apoio de braço da Artefactum ou qualquer outro equipamento do mercado.

Vale lembrar também que estou me referindo a apenas um modelo fabricado pela Artefactum e que isso não tira o mérito da empresa em fornecer produtos de excelente qualidade.

Grande abraço!

Willie Lucena

Se a Artefactum sentir necessidade de responder esse post basta enviar uma mensagem para o mesmo endereço citado acima que eu publicarei sem problemas.









6 comentários:

  Unknown

11 de abril de 2010 às 01:18

Amigo acho comprei um apoio desses fazem duas semanas e a fixação do meu não é "simplesmente" por encaixe não. Na verdade ele funciona assim: primeiro retirei um ganchinho que vem na armação e que é parafusado a ela. Dai fixei esse gancho na parte anterior do console. Ai peguei o encosto inteiro e fixei a parte de trás (que também possui um gancho, virado para cima e fixo) na parte posterior do console, fazendo a parte da frente da armação "repousar" sobre o ganchinho que eu já tinha fixado na parte anterior do console. Daí é só apertar o parafuso e fixar esse tal ganxinho na armação do encosto, apertando até achar que está firme - não apertando muito pq o console é de plástico, claro. No meu caso deu tudo certo e, nessas duas semanas, tenho observado o comportamento do conjunto console/apoio e não verifiquei a existência de desgastes visíveis (e olha que eu sou viciado em ficar com o braço repousado no encosto só passando marcha. heehhehe). Abraço.

  fabio

15 de abril de 2010 às 07:36

Eu gostaria de muito de saber se a utilização do apoio atrapalha no acionamento do freio de mão.

____________________________
Eu vi em um vídeo que existe o parafuso para apertar a fixação.
Na minha opinião a empresa tinha sim a obrigação de ressarcir e consertar o estrago, visto que de fato não havia motivo para retirar o encosto.

  Unknown

16 de abril de 2010 às 01:22

Fábio, atrapalho o acionamento do freio de mão não, pq o encosto é "escamoteável". A gente pode levantar ele ou baixar, e ele fica travado em qualquer posição. Na verdade eu não o levanto pra acionar ou soltar o freio de mão não. É só pegar a alavanca pela ponta. Mas de qualquer forma pra quem nao quiser fazer assim, é só levantar o encosto, acionar o freio e baixar novamente o encosto.

  fabio

29 de abril de 2010 às 21:38

obrigado pela informação.
Mas como eu costumo utilizar muito o freio de mão no meu percurso (tem muitas ladeiras), eu estou meio receoso de comprar. Ficar com o encosto sempre levantado não vejo muita vantagem.
Talvez se eu resolver viajar direto com ele eu resolva comprar o encosto.

  RoLemos

3 de junho de 2011 às 06:54

este produto dificulta a colocação e retirada de capas de proteção dos bancos?, devo retirar meu logan da concessionaria na semana que vem e estou pensando em comprar este produto. Dem alguma dificuldade em se instalar no novo logan(2011)?

  Anônimo

3 de dezembro de 2022 às 04:48

Commonly known as as|often recognized as} ABS injection molding material, Acrylonitrile Butadiene Styrene is an opaque thermoplastic polymer. Our mission is to be a professional, reliable and artistic mold maker and plastic injection mold manufacturer. Our high level management is all the time involved, and we use a contemporary precision machining management system.Our objective is for zero defects. We make certain to make use of one of the best methods to provide the very best quality. We use steady improvement, and innovation to be your finest provider on your firm. Whether you are new to plastics, making an attempt to source your next project, or an engineer, find a way to} totally grasp injection molding, you should first understand the basics of the way it} all works.